Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 1 em 2021

“OS MAWSONIÍDEOS (ACTINISTIA) DA FORMAÇÃO ROMUALDO, APTIANO-ALBIANO DA BACIA SEDIMENTAR DO ARARIPE, PERNAMBUCO, NORDESTE DO BRASIL”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 1 em 2021

 

Aluno(a): Rizoaldo do Espírito Santo Barbosa

 

Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Alcina Magnólia da Silva Franca

 

Coorientador(a): Prof.ª Dr.ª Marcia Cristina da Silva (UFAL)

 

Título: “OS MAWSONIÍDEOS (ACTINISTIA) DA FORMAÇÃO ROMUALDO, APTIANO-ALBIANO DA BACIA SEDIMENTAR DO ARARIPE, PERNAMBUCO, NORDESTE DO BRASIL”

 

Data: 27/01/2021

 

Horário: 10h

 

Local: videoconferência através do Google Meet.

Link da transmissão ao público: http://meet.google.com/wwh-stxs-vrh

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Alcina Magnólia da Silva Franca (Orientadora)

2.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Paula Andrea Sucerquia Rendón (PPGEOC/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Marise Sardenberg Salgado de Carvalho (UFRJ)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Sonia Maria Oliveira Agostinho da Silva (PPGEOC/CTG/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Márcia Aparecida dos Reis Polck (ANM)

 

Resumo:

 

A Formação Romualdo (Aptiano-Albiano), Bacia Sedimentar do Araripe, é conhecida tanto no âmbito nacional como internacional por sua excepcional preservação de fósseis em concreções calcárias. Sua sedimentação ocorreu em ambientes transicionais e marinho raso, do ciclo transgressivo-regressivo do Cretáceo Inferior e registra uma rica fauna de peixes. Destacam-se aqui os Sarcapterygii, que representa um importante elo na compreensão da história evolutiva dos tetrápodes terrestres. A Família Mawsoniidae surge durante o início do Mesozóico, com registro na América do Sul, América do Norte, África e Europa. Este trabalho visa o estudo morfo-taxonômico de mawsoniídeos da Formação Romualdo da porção sul-sudoeste da Bacia do Araripe. Nos municípios de Araripina, Exu, Ipubi e em Ouricuri, no estado de Pernambuco. Este estudo deu-se através de etapas de campo, coleta de fósseis, trabalhos laboratóriais incluindo preparação mecânica, medidas, fotografias, além do levantamento bibliográfico e identificação taxonômica. Os resultados são apresentados na forma de duas publicações. O primeiro artigo, já publicado, versa sobre o estado da arte dos mawsoniídeos do Nordeste do Brasil intitulado “Os Mawsoniídeos das Bacias Sedimentares do Nordeste do Brasil: Revisão Bibliográfica”. Nesta publicação são levantadas as espécies, unidade litoestratigráficas, idedes e bacias sedimentares do Brasil e na África, contribuindo com o entendimento da distribuição temporal e espacial dos taxas da família durante um gap temporal que vai do Jurássico Superior ao Cretáceo Superior (Cenomaniano). O segundo artigo, em fase de tradução, tem por título: “New Records of Mawsoniidae (Actinistia) from Romualdo Formation, Aptiano-Albiano, Araripe Basin in Pernambuco, Brazil”, e trata da descrição osteológica e taxonômica de nove exemplares da Formação Romualdo em Pernambuco onde, oito espécimes foram identificados como Axelrodicthys araripensis e um, Mawsonia sp., indicando a predominância de A. araripensis nesta porção da bacia do Araripe durante o Cretáceo Inferior. Com o estudo amplia-se o entendimento sobre a paleoictiofauna da Formação Romualdo na porção sudoeste da bacia. A. araripensis está associado a uma fauna de ambiente marinho raso à lagunar hipersalino, composta por microfósseis, invertebrados e vertebrados.

 

Palavras-chave: Osteologia; Taxonomia; Axelrodichthys; Mawsonia; Cretáceo.

 

Data da última modificação: 27/01/2021, 07:56