Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF)

Defesa de Dissertação do Mestrando N°13 - Adílson Pereira da Silva Filho

ós-Graduação em Educação Física  – UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Nº  13

Aluna: Adílson Pereira da Silva Filho
Orientador: Prof. Dr. Paulo Roberto Cavalcanti Carvalho

Título: AVALIAÇÃO DO PERFIL BIOQUÍMICO E MASSA TUMORAL DO SARCOMA 180 EM CAMUNDONGOS SWISS (MUS MUSCULUS) SUBMETIDOS AO EXERCÍCIO AERÓBICO DE MODERADA E ALTA INTENSIDADE.

Data: 19/02/2019
Hora/Local: 09h –
Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE - CCSA

Banca Examinadora:

Presidente: Dr. Paulo Roberto Cavalcanti Carvalho
Membro Interno: Drª . Daniela Karina da Silva Ferreira
Membro(s) Externo(s): Drª Ivone Antonia de Souza (Universidade de Pernambuco)
Membro(s) Externo(s): Dr. Antonio Herbert Lancha Jr. (Universidade de São Paulo)

RESUMO:

Pesquisas epidemiológicas mostram a importância do exercício físico como ferramenta não farmacológica de controle e desenvolvimento do câncer. Entretanto, o tipo de exercício físico e intensidade ideal para exercer tais efeitos, não estão claros. Analisamos o efeito de diferentes intensidades de exercícios aeróbicos sobre o perfil bioquímico (glicose, colesterol, triglicerídeos, albumina e proteínas totais) e massa tumoral do sarcoma 180 em camundongos albinos swiss. 24 camundongos, foram divididos em 4 grupos com seis camundongos por grupo: G1:EAM+T = Exercício aeróbico em intensidade moderada com tumor 60%(vVo2max), G2:EAI+T = Exercício aeróbico em alta intensidade com tumor 80%(vVo2max), G3:CSTSE = Controle sem tumor sem exercício e G4:GC+T = Controle com tumor sem exercício. Análises bioquímicas foram realizadas em G1, G2 e G3 e avaliação da massa tumoral nos grupos G1, G2 e G4. Os dois grupos de exercícios foram submetidos a exercício aeróbico em esteira, por 2/semanas, 3/dias/sem, 30min/dia. Análises bioquímicas apresentaram uma redução significativa (p=0,05) nas concentrações de glicose, destacando o grupo G1(40,91(±29,24)) e o desenvolvimento do tumor não foi inibido nas diferentes intensidades de exercício com um aumento na comparação entre os grupos G1, G2  e G4 (4,82g, 3,50g e 1,24g respectivamente). O exercício aeróbico de intensidades moderada e alta, aplicados em camundongos portadores do sarcoma 180, não inibiu o crescimento deste, e às análises bioquímicas estudadas mostraram uma redução da concentração da glicose. Entretanto, a relação entre o aumento do tumor e a redução das concentrações séricas de glicose precisa ser esclarecida.

Data da última modificação: 13/02/2019, 16:43

Portlets aninhado Portlets aninhado