Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF)

Defesa de Dissertação de Mestrado N°31 - Iago Vilela Dantas

Pós-Graduação em Educação Física  – UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Nº  31

Aluno: Iago Vilela Dantas
Orientador: Profa. Dra. Denise Maria Martins Vancea
Coorientando: Prof. Dr. Manoel da Cunha Costa.

Título: COMPARAÇÃO DO EFEITO AGUDO DO EXERCÍCIO AERÓBIO INTERVALADO E CONTÍNUO DE MODERADA INTENSIDADE NA GLICEMIA CAPILAR, PRESSÃO ARTERIAL E FUNÇÃO ENDOTELIAL DE DIABÉTICOS TIPO 2 COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA.

Data: 27/08/2020
Hora/Local: 14 h: –  Sala de conferência virtual do PPGEF-UFPE

Membros da banca examinadora:

Presidente: Dra. Denise Maria Martins Vancea
Membro Interno: Dr. Paulo Roberto Cavalcanti Carvalho
Membro(s) Externo(s): Dra. Aline de Freitas Brito  (Universidade de Pernambuco)

Resumo:

Introdução: evidências sugerem que o exercício intervalado de moderada intensidade (EIMI) pode induzir alterações de maiores magnitudes sobre parâmetros cardiometabólicos, quando comparado ao contínuo (ECMI). Entretanto, não existem evidências em pacientes com diabetes tipo 2 (DM2) e hipertensão arterial sistêmica (HAS). Objetivo: este estudo objetivou comparar o efeito agudo do EIMI versus ECMI na função endotelial, pressão arterial e glicemia capilar de pacientes com DM2 e HAS. Métodos: participaram doze diabéticos tipo 2 hipertensos (54,5 ± 3,7 anos). Os pacientes foram submetidos a três sessões experimentais: EIMI (três minutos a 60% do VO2pico para três minutos a 40% do VO2pico), ECMI (50% do VO2pico) e sessão controle. Resultados: na dilatação mediada pelo fluxo, o EIMI foi superior clinicamente (MDD = 1,11%) ao ECMI após 30 minutos (¿ = 3,28%, p = 0,38), enquanto não houve diferenças após 60 minutos (¿ = -0,03%, p > 0,99). Para a glicemia capilar, não houve diferença clínica (MDD = 32,3 mg/dL) ou estatística entre as sessões de exercício após 30 (¿ = 2,4 mg/dL, p > 0,99) e 60 minutos (¿ = 1,9 mg/dL, p > 0,99). Não houve diferença entre o EIMI e ECMI na pressão sistólica após 30 (¿ = -2,4 mmHg, p > 0,99) e 60 minutos (¿ = -3,1 mmHg, p > 0,99), assim como na diastólica (¿ = -1,9 mmHg e ¿ = -1 mmHg, p > 0,99). Conclusão: o exercício intervalado foi superior ao contínuo na função endotelial, porém apresentou respostas semelhantes na glicemia capilar e pressão arterial.

Palavras-chave:

Diabetes mellitus, hipertensão, terapia por exercício, endotélio vascular, hipotensão pós-exercício.

Data da última modificação: 27/08/2020, 12:24

Portlets aninhado Portlets aninhado