Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF)

Defesa de Dissertação de Mestrado N°20 - Guilherme Henrique de Lima Matias

Pós-Graduação em Educação Física  – UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Nº  20

Aluno: Guilherme Henrique de Lima Matias
Orientador: Prof. Dr. Rômulo Maia Carlos Fonseca

Título:  EFEITOS DO FUTEBOL RECREATIVO NAS FUNÇÕES EXECUTIVAS E NA APTIDÃO FÍSICA EM IDOSOS.

Data: 31/05/2019
Hora/Local: 14h –  Sala 1 do PPGEF

Banca Examinadora:

Presidente: Dr. Rômulo Maia Carlos Fonseca.
Membro Interno: Dr. André dos Santos Costa.
Membro Externo: Dr. Ricardo Moreno Lima (Universidade de Brasília)

Resumo:

Introdução:O futebol recreativo caracterizado como uma intervenção de menor percepção de esforço físico daquelas solicitadas no futebol tradicional vêm sendo utilizada como uma intervenção para promover modificações nas funções executivas e na aptidão física de adultos jovens.Dessa forma se faz necessário verificar se tais alterações podem ser observadas também em idosos saudáveis. Objetivo:Avaliar o efeito do futebol recreativo na aptidão física e nas funções executivas de idosos. Métodos:Foram selecionados 15 idosos com idade 65,7±3,4 anos e índice de massa corporal 26,7±3,7 kg/m2. Os participantes foram divididos em dois grupos, grupo futebol(GF) e grupo controle (GC), o GF realizou a prática do futebol recreativo duas vezes por semana em 12 semanas. Antes e após o período das intervenções foram realizadas avaliações das funções executivas(flexibilidade mental, memória de trabalho e tomada de decisão) pelos testes Span de dígitos, Teste trilhas e Iowa Gambling Task e da aptidão física pela bateria Sênior Fitness Test. Para a comparação dos grupos foi utilizado o anova two-way de medidas repetidas com o post-hoc de Bonferroni. O nível de significância foi de p<0,05. Resultados:Após doze semanas de intervenção houve diferença significativa intragrupo na variável agilidade/equilíbrio dinâmico no GF(p=0,0015) e na flexibilidade de membro inferior no GC(p=0,013). Conclusão: Apesar de promover melhora em cinco componentes da aptidão física, a prática do futebol recreativo em idosos modificou significativamente apenas no equilíbrio dinâmico/agilidade, não demonstrando efeito sobre as funções executivas.

Palavras Chaves:

Exercício, Idoso, Cognição, Futebol.

Data da última modificação: 29/05/2019, 17:05

Portlets aninhado Portlets aninhado