Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF)

Defesa de Dissertação de Mestrado N°19 - Irlan Erick da Silva

Pós-Graduação em Educação Física  – UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Nº  19

Aluno: Irlan Erick da Silva
Orientadora: Prof. Dra. Carla Meneses Hardman

Título: FATORES ASSOCIADOS À CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS COM SINTOMAS DE DEPRESSÃO.

Data: 30/05/2019
Hora/Local: 14h –

Banca Examinadora:

Presidente: Dra. Carla Meneses Hardman
Membro Interno: Dr. Vinicius de Oliveira Damasceno
Membro(s) Externo(s): Dr. Jair Sindra Virtuoso Júnior  (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Resumo:

O objetivo do estudo foi verificar se fatores demográficos, socioeconômicos, fatores de condições de saúde e capacidade física estão associados à dependência funcional em idosos com sintomas de depressão. Estudo de delineamento transversal, integrado ao Projeto Eugeron, conduzido com idosos (= 60 anos) de ambos os sexos que apresentaram sintomas depressivos, moradores dos distritos IV e V da região do Recife. A dependência funcional em Atividades Básicas da Vida Diária (ABVD) e Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD) foram avaliadas através da Escala de Katz e da Escala de Lawton e Brody, respectivamente. As variáveis independentes foram avaliadas por meio de questionários e instrumentos padronizados, adaptados e validados para o Brasil. A análise foi realizada utilizando o teste Qui-quadrado e regressão de Poisson. Participaram deste estudo 179 idosos com idade entre 60 e 99 anos. As prevalências de dependência funcional foi de ABVD=51,8% e AIVD=92,7%. Nas análises do qui-quadrado, verificou-se que a prevalência de dependência funcional em ABVD foi estatisticamente maior nos idosos com =71 anos e maior entre os idosos com baixo NAF nas AIVD. Entretanto, na análise bruta da regressão, a faixa etária e o baixo NAF não foram associados à dependência funcional. Contudo, observou-se alta prevalência para dependência funcional em idosos com sintomas de depressão, apesar não haver associação entre as variáveis independentes e à dependência funcional em ABVD e AIVD.

Palavras Chaves:

Dependência Funcional, Fatores Epidemiológicos, Idosos, Depressão.

Data da última modificação: 27/05/2019, 18:44

Portlets aninhado Portlets aninhado