Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF)

Defesa de Dissertação de Mestrado N°18 - Públio Gomes Florêncio Júnior

Pós-Graduação em Educação Física  – UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Nº  18

Aluno: Públio Gomes Florêncio Júnior
Orientadora: Prof. Dra. Daniela Karina da Silva Ferreira

Título: EFEITO AGUDO DO EXERCÍCIO FÍSICO COM ENGAJAMENTO COGNITIVO NA MEMÓRIA DE TRABALHO E NO CONTROLE INIBITÓRIO DE CRIANÇAS: UM ESTUDO CRUZADO.

Data: 28/05/2019
Hora/Local: 14h –  Sala 1 do PPGEF

Banca Examinadora:

Presidente: Dr. André dos Santos Costa
Membro Interno: Dra. Carla Meneses Hardman
Membro(s) Externo(s): Dra. Maria Teresa Cattuzzo (Universidade de Pernambuco)

Resumo:

O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito agudo de uma sessão de atividade física com engajamento cognitivo na memória de trabalho e no controle inibitório de crianças. Trata-se de um estudo controlado e randomizado com abordagem quantitativa do tipo Cross over. Foram recrutadas 33 crianças (com idade entre 8 e 10 anos) de ambos os sexos que foram submetidas à duas sessões experimentais: 1) Sessão jogo com duração de 25 min. baseada no Futsal; e Sessão controle que consistiu de 25 min de repouso em uma sala. Foram aplicados imediatamente antes e após as sessões o Digit Span e o Stroop Test para avaliar a memória de trabalho e o controle inibitório respectivamente. As equações de estimativas generalizadas (GEE) foram utilizadas para verificar a interação entre tempo e intervenções. Após a sessão jogo, as crianças apresentaram melhora significativa, com tamanho do efeito médio na acurácia da fase incongruente (p = 0,008; d = 0,63) do Stroop Test e menor tempo para resposta em comparação à condição controle (p = 0,029). Não foi encontrada melhora significativa na fase complexa do Digit Span. Em conclusão, a atividade física baseada no futsal teve efeito sobre o controle inibitório de crianças de uma escola primária.

Palavras Chaves:

Exercício físico, Funções Executivas, Cognição, Escolares