Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF)

Voltar

Defesa de Dissertação da Mestranda N°6 - Bárbara Gicélia da Silva Araújo

Pós-Graduação em Educação Física  – UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Nº  06
 

Aluna: Bárbara Gicélia da Silva Araujo
Orientadora: Profa. Maria Cecilia Marinho Tenório


Título: PARTICIPAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ASSOCIAÇÃO COM DURAÇÃO DO SONO E PERCEPÇÃO DE SAÚDE EM ADOLECENTES

 

Data: 10/05/2018 
Hora/Local: 14h –  Departamento Fisioterapia -
Auditório do PPGFisioteraía
Banca Examinadora:

Profa. Maria Cecilia Tenório ( UFRPE / Departamento de Educação Física)

Prof. Flavio Renato Barroso da Guarda ( UFPE / Departamento de Educação Física) 

Profa. Anna Myrna Jaguaribe de Lima (UFRPE / Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal)
  

Resumo:

 

No artigo 1 o objetivo foi identificar e comparar os resultados das publicações sobre participação nas aulas de Educação Física e seus fatores associados em adolescentes brasileiros. Métodos: realizou-se busca sistematizada da literatura no período de março de 2007 a março de 2017, nas bases: MEDLINE, SciELO, LILACS, Google acadêmico, ERIC, CAPES e Adolec. Resultados: 10 estudos foram incluídos. A maioria realizada no Nordeste. O percentual de participação nas aulas de EF variou de 29,3 a 75,0 %. A variável associada à participação foi a prática de AF. Conclusão: Foram encontrados poucos artigos, dessa forma incentiva-se a produção e publicação de mais estudos, para que possamos conhecer a realidade de todas as regiões do país e elaborar políticas públicas mais eficazes, baseadas em evidências. Já no artigo 2 o objetivo foi descrever a prevalência da participação nas aulas de educação física, percepção de saúde e duração do sono e os fatores associados (sociais, demográficos e comportamentais) em adolescentes da rede pública de Pernambuco. Estudo epidemiológico de base escolar. Os dados foram coletados através da versão em português do questionário Global School-based Student Health Survey (GSHS). Para a análise da associação entre variáveis principais e seus determinantes, foi utilizado o teste de Qui-quadrado e Regressão logística. A amostra final foi composta por 5.963 adolescentes. A análise da participação na EF escolar estratificada pelo sexo, faixa etária, turno, região do estado, qualidade do sono e exposição a TV todas apresentaram associação estatisticamente significativa (p< 0,001). Não houve associação estatisticamente significativa na análise entre a participação na EF escolar estratificada por duração do sono (p = 0,11). Quanto ao OR, observou-se que participar das aulas de EF aumenta a chance de ter uma maior percepção de qualidade do sono OR 1,79 (Ic85% 1,47 – 2,18), melhores níveis de atividade física OR 1,86 (Ic95%1,50 – 2,11) e de uma percepção positiva de saúde OR 1,46 (Ic95% 1,26 – 1,75). A partir dos resultados encontrados, sugere-se que os futuros estudos possam realizar uma análise mais aprofundada sobre o tema, utilizando ensaios clínicos, visto que o presente estudo trata-se de uma pesquisa transversal e não possibilita inferências quanto ao efeito da participação nas aulas de EF. Bem como, é necessário aumentar a produção de evidências cientificas quanto a tais benefícios, para que assim sejam elaborados programas de melhoria no ensino médio. 

 

Palavras chave: Estudantes, Educação Física, Sono, Saúde.

Data da última modificação: 10/05/2018, 12:59

Portlets aninhado Portlets aninhado