Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF)

Defesa de Dissertação do Mestrando N°16 - Izaíldo Alves de Oliveira

Pós-Graduação em Educação Física  – UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Nº  16

Aluno: Izaíldo Alves de Oliveira
Orientador: Prof. Dr. Tony Meireles dos Santos.

Título: TREINAMENTO INTERVALADO BASEADO EM UMA INTENSIDADE AUTOSSELECIONADA: RESPOSTAS PERCEPTUAIS E FISIOLÓGICAS EM INDIVÍDUOS COM SOBREPESO E OBESIDADE.

Data: 12/04/2019
Hora/Local: 09h –  Sala 1 do PPGEF

Banca Examinadora:

Presidente: Dr. Tony Meireles dos Santos
Membro Interno: Dr. Eduardo Zapaterra Campos
Membro Externo:  Dr. Eduardo Caldas Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

RESUMO:

Introdução: O Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) consiste em estímulos intermitentes de alta intensidade, seguidos de períodos de recuperação em intensidade mais baixa. Foi proposto que um maior tempo de estímulo em elevadas intensidades podem proporcionar superiores benefícios fisiológicos, entretanto com possíveis desconfortos associados. Uma promissora estratégia para o ajuste da intensidade do treinamento intervalado pode ser a autosseleção da intensidade (IAS).Dessa forma, parece pertinente afirmar que a configuração de HIIT com intensidade baseada na autosselecão (HIIT-IBAS) pode ser um novo parâmetro de prescrição e ao mesmo tempo, uma alternativa eficaz na positivação das respostas afetivas. Objetivo: investigar o efeito da manipulação das variáveis do HIIT através da configuração de diferentes sessões de HIIT-IBAS sobre as respostas perceptuais (afeto, ativação, percepção do esforço) e fisiológicas em indivíduos com sobrepeso e obesidade. Métodos: Foram recrutados 17 participantes com sobrepeso e obesidade (IMC 28,4 ± 1,7; % de gordura 32,7 ± 3,98). Os participantes realizaram sete visitas compostas por: a) teste incremental máximo em esteira rolante; b) duas sessões de treinamento aeróbio continuo (24 min) com intensidade autosselecionada (IAS); c) quatro sessões de HIIT-IBAS [12 x (1 / 1 min); 8 x (1 / 2 min); 8x (2 / 1 min); e 6x (2 / 2 min) ] com ± 35% da IAS. Resultados: A modulação das variáveis do HIIT proporcionou intensidades médias diferentes significativamente, como demonstrado pela Percepção Subjetiva do Esforço (PSE) entre a sessão 1 / 2 min (1,31 ± 0,26), quando comparada com as sessões 1 / 1 min (2,17 ± 0,35), p < 0,05; 2 / 1 min (2,88 ± 0,44) p < 0,01; e 2 / 2 min (2,0 ± 0,37) p < 0,05. Em relação a Frequência cardíaca (FC), os resultados apontaram diferença significativa entre as condições 2 / 1 min (74,3% ± 7.1) e as condições 1 / 1 min (67,8 % ± 6,5), p = 0,005; 1 / 2 min (60,2 % ± 6,1), p = 0,001; e 2 / 2 min (67,1% ± 7,0), p = 0,001. Não houve diferença significativa nas respostas afetivas durante as configurações de HIIT-IBAS. Conclusão: A estratégia utilizada para a configuração das sessões de HIIT-IBAS apesar de ter proporcionado a manipulação da intensidade do exercício, não demonstrou efeito sobre as respostas afetivas, preservando o afeto positivo durante as sessões, o que parece ser promissor para prescrição de exercícios para indivíduos com sobrepeso e obesidade.

Palavras-chave:

Aderência; Atividade Física; Prazer.

Data da última modificação: 11/04/2019, 17:11

Portlets aninhado Portlets aninhado