Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF)

Defesa de Dissertação de Mestrado N°29 - Ícaro do Carmo Carvalho

Pós-Graduação em Educação Física  – UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Nº  29

Aluno: Ícaro do Carmo Carvalho
Orientadora: Profa. Daniela Karina da Silva Ferreira

Título:  PROGRAMAS DE EXERCÍCIOS PARA PESSOAS COM DOENÇA VENOSA CRÔNICA: TREINAR CONDICIONAMENTO FÍSICO GERAL OU MEMBROS INFERIORES?

Data: 20/07/2020
Hora/Local: 14 h: –  Sala de conferência virtual do PPGEF-UFPE

Membros da banca examinadora:
Presidente: Dra. Daniela Karina da Silva Ferreira.
Membro Interno: Dr.  Breno Quintella Farah.
Membro Externo: Dr. Manoel da Cunha Costa (Universidade de Pernambuco)

Resumo:

A Doença Venosa Crônica (DVC) gera sinais e sintomas que afetam a aptidão física e a qualidade de vida dos indivíduos. O exercício físico promove melhor funcionamento da musculatura da panturrilha, retardando a progressão da DVC. Os estudos não são claros ao indicar um programa de treinamento que possibilite maior benefício em aptidão física e qualidade de vida a essa população. Este estudo buscou comparar o efeito de dois programas de treinamento sobre estas variáveis. Participaram mulheres com DVC moderada, praticantes de programas de exercício físico que se submeteram à avaliação inicial, intervenção de 12 semanas de exercícios e uma avaliação final. Coletados dados de qualidade de vida, medidas de perimetria de panturrilha, flexibilidade, teste de ponta de pé e teste do degrau. Um dos programas consistia em proposta de condicionamento físico geral(A) e outro de fortalecimento de membros inferiores(B). Análise de dados feita por teste t independente, comparando a variação nos resultados de cada teste. Concluíram 9 mulheres do programa A (idade 54±18 anos) e 11 mulheres do programa B (idade 58±8 anos). As participantes do programa B apresentaram melhores resultados de aptidão física que as do programa A, (t=-3,28; p=0,00 para repetições e t=-2,45; p=0,02 para tempo de execução no teste de ponta de pé) e flexibilidade (t=-3,15; p= 0,00). Concluindo-se que um programa específico de membros inferiores possibilita melhores resultados em aptidão física para mulheres com DVC.

Palavras-chave:

Veias vericosas, Capacidade Funcional, Bomba muscular da Panturrilha