Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF)

Defesa de Dissertação de Mestrado N°23 - Flamarion Clériston Candido da Silva

Pós-Graduação em Educação Física  – UFPE

Defesa de Dissertação de Mestrado Nº  23

Aluno: Flamarion Clériston Candido da Silva
Orientadora: Profa. Denise Maria Martins

Título:  EFEITO DE DISTINTAS ORDENS DO TREINAMENTO COMBINADO SOBRE O PERFIL INFLAMATÓRIO E APTIDÃO FÍSICA DE ADULTOS OBESOS E COM SOBRE PESO.

Data: 28/08/2019
Hora/Local: 09 h: –  Sala 1 do PPGEF

Membros da banca examinadora:

Presidente: Dra. Denise Maria Martins Vancea
Membro(s) Interno(s) Dr. Paulo Roberto Cavalcanti Carvalho
Membro(s) Externo(s): Dr. Bruno de Mello Carvalho (Universidade de Pernambuco)
Membro(s) Externo(s): Dra. Ana Patrícia Siqueira Tavares Falcão (Universidade de Pernambuco)

Resumo:

A obesidade é uma doença crônica, inflamatória e multifatorial. O tecido adiposo produz e libera TNF-alfa, IL-6,e IL-10, que interferem no funcionamento de diversos sistemas fisiológicos. Jejum, dietas e o exercício físico regulam os níveis destas citocinas. O exercício físico reduz o quadro inflamatório e eleva os níveis de força nos sujeitos obesos e com sobrepeso. Poucas pesquisas investigaram a influência do treinamento combinado, e suas distintas ordens, no perfil inflamatório e nos níveis de força de desta população. Diante disso, a presente dissertação tem como objetivo analisar os efeitos do exercício físico e do treinamento combinado no perfil inflamatório e aptidão física de sujeitos acima do peso. Foi realizado um estudo de revisão sistemática para analisar o efeito do exercício físico nos níveis de citocinas inflamatórias de adultos obesos. E um estudo experimental que analisou a influência do treinamento combinado e suas distintas ordens no perfil inflamatório e aptidão física de sujeitos obesos e com sobrepeso. Os resultados mostraram que o exercício físico (treinamento de força, treinamento aeróbico) e o treinamento combinado realizados em intervenções > 12 semanas, reduziram os níveis de citocinas inflamatórias e elevaram os níveis de força de sujeitos acima do peso. O exercício físico e o treinamento combinado em suas distintas ordens reduziram os níveis de citocinas inflamatórias em adultos obesos e com sobrepeso, além de elevar a força muscular, em intervenções >12 semanas.

Data da última modificação: 27/08/2019, 17:14

Portlets aninhado Portlets aninhado