Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom)

Destaques Destaques

Voltar

Calendário e disciplinas ofertadas pelo PPGCOM para 2017.2

Matrícula e Calendário acadêmico 2017.2

DATAS DE PRÉ-MATRÍCULA: 24, 25 e 26/07/2017
LOCAL: A pré-matrícula deverá ser efetivada na Secretaria do PPGCOM ou através do email ppgcomufpe@yahoo.com.br no horário das 9 às 12 horas. O aluno deverá especificar as disciplinas que serão cursadas neste semestre.

CALENDÁRIO SIGA:

MATRÍCULA REGULAMENTAR EM DISCIPLINAS: DE 02 A 04/08/2017.
PERÍODO DE AJUSTES DE MATRÍCULA 2017.2  E ABERTURA DE VAGAS PARA ALUNOS DE OUTROS PROGRAMAS DA UFPE: DIAS 07 E 08/08/2017
MATRÍCULA VÍNCULO E MODIFICAÇÕES DE MATRÍCULA (SIGA): DE 10 A 11/08/2017
AJUSTES GERAIS DE OFERTA/MATRÍCULA: 12 A 30/08/2017
INÍCIO DO SEMESTRE: 07/08/2017
RECESSO: a ser definido

DETALHAMENTO DAS DISCIPLINAS:

PGC-908 Tópicos Avançados/TEORIAS DO JORNALISMO: NOVAS TENDÊNCIAS
Turma: HR
Dia/hora: segundas-feiras das 08:00hs às 12:00hs
ELETIVA PARA MESTRADO E DOUTORADO
Prof. Heitor Costa Lima da Rocha
Carga horária: 60 h
Créditos: 04
Ementa: A disciplina realizará um painel das Teorias do Jornalismo contrastando as suas fundamentações epistemológicas e metodológicas na perspectiva de sua contextualização e aplicação na realidade empírica atual, especialmente a partir do cenário midiático das mídias digitais.

PGC–921 COMUNICAÇÃO, MÍDIA E PROCESSOS SOCIOPOLÍTICOS
Turma: AV
Dia/hora: segundas-feiras, das 13:00h às 17:00h
ELETIVA PARA MESTRADO E DOUTORADO
Prof. Alfredo Eurico Vizeu Pereira Júnior
Carga horária: 60 h
Créditos: 04
Ementa: A disciplina propõe uma apresentação de distintas abordagens teórico-metodológicas capazes de subsidiar as discussões travadas no campo da Comunicação acerca dos processos sociopolíticos, particularmente aqueles referentes a representações, identidades e relações de poder.

PGC–908 Tópicos Avançados/TRANSMIDIAÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDO
Turma: YF
Dia/hora: terças-feiras, das 08:00h às 12:00h
ELETIVA PARA MESTRADO E DOUTORADO
Profa. Yvana Carla Fechine de Brito
Carga horária: 60 h
Créditos: 04
Ementa: A disciplina consiste na realização de seminários, construídos a partir de um roteiro cooperativo de leituras em torno da transmidiação, enfatizando as contribuições que teorias da linguagem e da interação podem dar para a compreensão dos modos de textualização decorrentes desse fenômeno, sobretudo na produção televisiva.

PGC–923 CULTURAS DA IMAGEM E DO SOM
Turma: JJ
Dia/hora: terças-feiras, das 14:00h às 18:00h
ELETIVA PARA MESTRADO E DOUTORADO
Prof. Jeder Silveira Janotti Júnior
Carga horária: 60 h
Créditos: 04
Ementa: Discussão e análise dos aspectos culturais e sensíveis das narrativas audiovisuais e sonoros de natureza midiática, observando as tensões e diálogos que envolvem interpretações críticas, práticas de memória em seus sentidos estéticos, históricos e sensíveis.

PGC-922 ESTÉTICA E CULTURA MIDIÁTICA
Turma: AP
Dia/hora: quartas-feiras das 8:00hs às 12:00hs
ELETIVA PARA MESTRADO E DOUTORADO
Profa. Ângela Freire Prysthon
Carga horária: 60 h
Créditos: 04
Ementa: A cultura midiática, como resultado da experiência dos grupos sociais mediados por seus suportes tecnológicos de comunicação, é um campo de emergências simbólicas valorativas no formato de produtos e reações subjetivas que aqui definimos como valores estéticos. A disciplina percorre essas expressões e suas implicações teóricas e metodológicas para o estudo da sociedade contemporânea.

PGC-908 Tópicos Avançados/VISUALIZAÇÃO DE DADOS NA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
Turma: RE
Dia/hora: quintas-feiras das 8:00hs às 12:00hs
ELETIVA PARA MESTRADO E DOUTORADO
Prof. Rodrigo do Espírito Santo da Cunha
Carga horária: 60 h
Créditos: 04
Ementa: Técnica de coleta de dados para visualização; análise de estatísticas e mineração de dados no processo de pesquisa; representações visuais de dados; princípios visuais de design da informação: camadas e separação, paralelismo, cores e narrativas de espaço-tempo; elementos de interação: movimento, escolhas e controle de visibilidade. Discussão sobre metáforas visuais, suas características e aplicações na pesquisa em Comunicação.

PGC–908 Tópicos Avançados/ OUTROS CINEMAS: CINEMA DE VANGUARDA, EXPERIMENTAL E EXPANDIDO
Turma: NV
Dia/hora: quintas-feiras, das 13:00h às 17:00h
ELETIVA PARA MESTRADO E DOUTORADO
Prof. Nina Velasco e Cruz
Carga horária: 60 h
Créditos: 04
Ementa: A disciplina pretende discutir as práticas cinematográficas que se diferenciam do dispositivo hegemônico cinematográfico (que inclui a narrativa romanesca, a ilusão da perspectiva renascentista garantida pela câmera cinematográfica, e a arquitetura da sala de projeção). Pretende-se fazer um percurso histórico, que vai das experiências pré-cinematográficas, passando pelo cinema de vanguarda e o cinema experimental, até chegar às práticas contemporâneas do cinema expandido (ou instalativo e interativo). Essa história será acompanhada por uma discussão conceitual sobre o papel do cinema no regime visual moderno e contemporâneo.

PGC–908 Tópicos Avançados/CINEMA E FORMAS DO REAL
Turma: RC
Dia/hora: sextas-feiras, das 08:00h às 12:00h
ELETIVA PARA MESTRADO E DOUTORADO
Prof. Rodrigo Octávio D’Azevedo Carreiro
Carga horária: 60 h
Créditos: 04
Ementa: Esta disciplina tem como objetivo investigar tendências culturais e estilísticas da cultura audiovisual contemporânea, oriundas de múltiplas vertentes de produção, circulação e consumo, que fazem uso de tecnologias, dispositivos, ferramentas de estilo e protocolos de captação, reprodução, circulação e consumo de imagens e sons para estimular a criação de efeitos de real. A cultura visual contemporânea e suas múltiplas telas, produtos e formatos narrativos – filmes, séries de TV, games, telefones celulares, laptops e tablets, câmeras digitais, redes sociais, anúncios publicitários, videoclipes etc. – têm cada vez mais estabelecido e reforçado relações próximas, embora muitas vezes complexas e ambivalentes, com as diversas formas do real em circulação. Pretendemos, no curso da disciplina, examinar textos oriundos de correntes teóricas diversas, e analisar uma ampla variedade de modos de engajamento afetivo que utilizam o real como força motriz das narrativas audiovisuais contemporâneas.

PGC–908 Tópicos Avançados/COMUNICAÇÃO, CONSUMO, CONTROLE E CIBERCULTURA
Turma: ID
Dia/hora: sextas-feiras, das 13:00h às 17:00h
ELETIVA PARA MESTRADO E DOUTORADO
Profa. Izabela Domingues da Silva
Carga horária: 60 h
Créditos: 04
Ementa: Vigilância, punição e modernidade. A cibernética, a sociedade de controle e a pós-modernidade. Fundamentos da Cibercultura. A vida em rede. Comunicação e consumo na sociedade de controle. Vigilância, consumo e poder na contemporaneidade. Dispositivos, práticas e linguagens do poder e da resistência.

Data da última modificação: 30/07/2018, 11:05

Centro de Artes e Comunicação

Av. Prof. Moraes Rego, s/n Cidade Universitária - CEP 50670-901 Recife - Pernambuco - Brasil

(81) 2126-8960