Destaques Destaques

Voltar

Publicado artigo na UCL News sobre plataforma que ajuda a prever disseminação da Covid-19 no estado

Trabalho foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores do Lika, da UFPE, e coordenado pelo professor Jones Albuquerque, da UFRPE

O trabalho “Helping track and reduce Covid-19 infections in Northeast Brazil”, desenvolvido por um grupo de pesquisadores do Laboratório de Imunopatologia Keizo-Asami (Lika), da UFPE, e coordenado pelo professor do Departamento de Estatística e Informática da UFRPE, Jones Albuquerque, em cooperação com diversos parceiros nacionais e internacionais, foi publicado na UCL News, revista eletrônica da prestigiada University College of London (UCL). O estudo se vale de uma combinação de drones térmicos, inteligência artificial e modelagem matemática para ajudar no rastreamento e redução da disseminação da Covid-19 no Nordeste do Brasil.

plataforma, no ar desde o dia 5 de março de 2020, permite aos pesquisadores, por exemplo, com o auxílio de uma ferramenta chamada Calculadora Epidêmica – criada por um grupo de universidades estrangeiras – estimar quando será o pico da doença e quantas pessoas ainda poderão ser acometidas pelo vírus, ajudando o Estado a se preparar para o que está por vir e aconselhando a população a intensificar o isolamento social para evitar que a curva da contaminação realmente piore muito dentro daquele período. O resultado pode ser conferido nos informes diários epidemiológicos da plataforma.

Segundo Albuquerque, que também atua no Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD-UFRPE), a ferramenta desenvolvida está permitindo que a equipe preveja onde o vírus se espalhará e essa informação alerta as autoridades de saúde pública e as comunidades locais. Com estas informações, por exemplo, foram fechadas as universidades e escolas do estado para conter o espalhamento do vírus no início da pandemia em Pernambuco. O Lika e o IRRD integram a força-tarefa de ajuda à Secretaria de Saúde do Estado, do município do Recife e RMR e da Secretaria de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde.

Pesquisador visitante da UCL de 2017 a 2018, Albuquerque com seu time também montou uma plataforma de resposta em emergência para a Covid-19 com diversos parceiros para prover livros instrutivos, guias e protocolos de biossegurança e infraestrutura laboratorial a fim de escalar a capacidade de testagem RT-PCR no Laboratório Central (Lacen) em Pernambuco, em conjunto com as empresas Genomika-Einstein, Epitrack. A equipe também fornece análise diária de acompanhamento dos dados – matemática, epidemiológica, geoespacial e projeções nas várias cidades do Estado – nos vários estados do país e no mundo, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e do município e outras empresas como Chesf, Canon Medical Devices (Japão) e a startup Healthdtrones.

Para a professora e pesquisadora da UCL Patty Kostkova, também envolvida no desenvolvimento da ferramenta, “o objetivo é entender melhor o nível de desinformação do Covid-19 no Brasil, em parte decorrente de políticas confusas ou conflitantes sancionadas pelo governo federal e pelo presidente.” Atualmente, a plataforma continua assessorando as autoridades sanitárias do estado, em especial o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs/PE), mediante convênio com a Fade-UFPE. E diariamente os dados produzidos pela plataforma integram os boletins epidemiológicos do estado mantendo Pernambuco, desde sempre, como um dos estados mais transparentes em dados do Brasil segundo o Índice de Transparência da Covid-19, uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR).