APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da Universidade Federal de Pernambuco teve início em 1994, com a criação do Mestrado em Biologia Animal, visando promover a competência científica na formação de profissionais para os setores de ensino, pesquisa e extensão nas mais diversas áreas da Zoologia. Em 2007, a CAPES aprovou a abertura do nível de Doutorado. A partir desse momento, o curso passou então, a denominar-se Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal. Desde a sua criação, o curso manteve-se com conceito 4 (sendo portanto recomendado pela CAPES), até então o maior conceito concedido pela CAPES em Zoologia na região Nordeste. A partir de 2013, o PPGBA passar a ter conceito 5, um reflexo da sua evolução e trabalho contínuo em busca da excelência na formação de recursos humanos voltados para atender a sociedade na área de biodiversidade.

O Programa conta atualmente com um Corpo Docente composto por 30 professores, atuando nas mais diversas áreas da Zoologia. O PPGBA tem atualmente 4 linhas de pesquisa, nas quais se distribuem as atuações dos docentes credenciados: Biologia e Comportamento Animal, Ecologia, Taxonomia de Grupos Recentes e Zoologia Aplicada.

DURAÇÃO DO CURSO

De acordo com as exigências da CAPES, o aluno deve defender sua dissertação dentro de um período máximo de 2 anos para o Mestrado e de 4 anos para o Doutorado. Maiores detalhes podem ser encontrados na apresentação do Mestrado e do Doutorado, ou ainda no Regimento Interno.