Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA)

Observamus: Professor e Pesquisador Bartolomeu Tito Figueirôa de Medeiros

NOTA DE PESAR

O Observatório de Museus e Patrimônio (Observamus), do Programa de Pós-graduação em Antropologia, sediado no Departamento de Antropologia e Museologia (DAM) da Universidade Federal de Pernambuco, externa seu profundo pesar pelo falecimento do Professor e Pesquisador Bartolomeu Tito Figueirôa de Medeiros, ocorrido na tarde do dia 28 de março de 2020. Sua trajetória de vida e profissional foi rica e diversificada, não se prendendo apenas ao âmbito acadêmico e intelectual, destacando-se também pela intensa participação na vida eclesiástica, notadamente, por sua posição progressista ao abraçar a Teologia da Libertação em plena ditadura militar. O Professor Tito, como era conhecido, iniciou sua carreira de docente na UFPE em 1995, enveredando pelo campo das religiões (Catolicismo e Religiões de matriz africana), tema explorado em sua dissertação de mestrado e na tese de doutorado, defendida no Museu Nacional (UFRJ), em 1995. Dedicou-se, depois, ao campo da antropologia urbana, do patrimônio cultural e da etnicidade, com inflexão em comunidades quilombolas, objeto de sua pesquisa pós-doutoral na UnB, em 2009. Foi o principal responsável pela implantação de pesquisas na área do patrimônio cultural no PPGA, em 2002, tendo orientado diversas dissertações e teses sobre o assunto. Além disso, Bartolomeu Tito participou ativamente, junto à Superintendência Regional do IPHAN em Pernambuco, de inventários nacionais de referências culturais, entre eles, o registro da Feira de Caruaru como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, em 2006. F oi também um dos principais articuladores do Comitê de Patrimônio da ABA, tendo sido coordenador do referido Comitê de 2008 a 2010. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFPE no biênio 2006/2008. Deixa um legado importante na medida em que soube, de forma exemplar, conciliar a vida intelectual com a atividade humanística inerente ao sacerdócio.

Observatório de Museus e Patrimônio (Observamus)

Data da última modificação: 30/03/2020, 14:32

Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Departamento de Antropologia e Museologia