Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA)

4 Encontro de Museus Indígenas

IV ENCONTRO DE MUSEUS INDÍGENAS (5 a 9 de Agosto)

Entre os dias 5 e 9 de agosto de 2019, o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade/UFPE, em parceria com o Museu do Estado de Pernambuco/MEPE,  vinculado à Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, estarão promovendo o IV ENCONTRO DE MUSEUS INDÍGENAS EM PERNAMBUCO. Este evento terá um caráter internacional, através de uma parceria com uma equipe de investigadores vinculados ao grupo de pesquisa Patrimônios Locais e Governança (PALOC), baseado no Museu Nacional de História Natural / (Paris), vinculado ao IRD (Institut de Recherche Pour le Développement)I da França. Em um primeiro momento, que ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de agosto, no MEPE, será realizada a segunda edição das Oficinas COLAM: “Coleções dos Outros e Memórias de Encontros: Objetos Etnográficos, Plantas e Narrativas”. O segundo momento acontecerá será nos dias 8 e 9 de agosto, com a realização das plenárias do IV Encontro de Museus Indígenas em Pernambuco.

A primeira edição do Projeto COLAM foi realizada em maio de 2018, nas dependências do Museu Nacional de História Natural (Jardins des Plantes), no Musée du Quai Branlye no Museu de História Natural de Toulouse, na França. Nessa oportunidade, a oficina COLAM acontecerá como parte da programação do IV Encontro de Museus Indígenas em Pernambuco, reunindo pesquisadores, antropólogos, museólogos e representantes dos povos Ka’apor (PA), Pankararu (PE), Rankokamekrá (MA), Tremembé (CE) e Tikuna (AM), que possuem objetos na Coleção Carlos Estêvão de Oliveira do Museu do Estado de Pernambuco. As oficinas COLAM, que terão um caráter restrito aos indígenas, antropólogos e equipe técnicas e de apoio, serão realizadas de forma colaborativa, possibilitando a produção de uma importante documentação e a construção de narrativas sobre os objetos etnográficos destes povos.

As plenárias do IV Encontro de Museus Indígenas, serão abertas ao público geral interessado, acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto. Ao grupo reunido nas oficinas COLAM se reunirão outros pesquisadores e indígenas, especialmente do Estado de Pernambuco e da região Nordeste do Brasil. Serão realizadas “Mesas Técnicas” que proporcionarão um debate para discutir estratégias, as situações particulares dos museus indígenas e suas relações com museus etnográficos. Neste IV Encontro de Museus Indígenas em Pernambuco reunirá pesquisadores do Brasil e França, indígenas de diversos povos, gestores públicos, profissionais, estudantes e outros interessados, para dialogar sobre ações colaborativas e gestão compartilhada de coleções etnográficas e acervos,  museologia indígena, autogestão museológica, propriedade intelectual, saberes e conhecimentos tradicionais, políticas públicas museológicas, entre outros temas correlatos ao debate sobre museus, memória e patrimônio entre povos indígenas.

Website do Evento

Data da última modificação: 31/07/2019, 16:47

Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Departamento de Antropologia e Museologia