Grupos de pesquisa

(mestrado)

• LabVis | Laboratório de Percepção Visual Humana
  • LNeC | Laboratório de Neurociência Cognitiva
  • PNeC | Laboratório e Grupo de Pesquisa em Percepção, Neurociências e Comportamento

2.Processos Sociointerativos e Desenvolvimento Humano

• LabInt | Laboratório de Interação Social Humana

3.Processos Psicossociais, Poder e Práticas Coletivas

• GEMA | Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades
  • GEPCOL | Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas
  • LabEshu | Laboratório de Estudos da Sexualidaade Humana

BREVE DESCRIÇÃO

LINHA 1. PROCESSOS BÁSICOS EM PSICOLOGIA E NEUROCIÊNCIAS
(mestrado)

LabVis

LabVis | Laboratório de Percepção Visual Humana | Criado em 1987, o LabVis tem o objetivo de conduzir experimentos on-line para mensurar a Função de Sensibilidade ao Contraste de Frequências Espaciais, FSC, no sistema visual humano. Concentra-se em três tópicos centrais: (1) percepção de contraste de diversas configurações de estímulos considerados fundamentais no processamento visual humano; (2) alterações da percepção de forma e tamanho, assim como da percepção auditiva, em pacientes portadores de esquizofrenia como ferramentas de teste e diagnóstico auxiliar; e (3) percepção de faces, incluindo a Ilusão de Múltiplas Configurações de Formas, anteriormente chamada de Fenômeno de Muitas-Faces descoberto no LabVis-UFPE.

Docente vinculada: Maria Lucia Simas

LNeC

LNeC | Laboratório de Neurociência Cognitiva | Criado em 2013, o LNeC é caracterizado como um espaço destinado ao desenvolvimento de pesquisas na interface entre a Psicologia e as Neurociências, com ênfase no estudo de processos e fenômenos relacionados à percepção e cognição humana. Dentre os objetos de investigação, desenvolve pesquisas em temas diversos, dentre os quais destacam-se os estudos sobre: a) processamento visual de formas e contraste em portadores de transtornos neuropsiquiátricos e parentes não acometidos; c) disturbios de aprendizagem associados a alterações visuo-perceptuais. b) alterações atencionais e perceptuais relacionadas ao uso/abuso de substâncias psicotrópicas; c) efeitos terapêuticos e capacidades de auto-regulação promovidos pelo treinamento em Bio/Neurofeedback; d) modulações recíprocas entre afeto e cognição; e) Neurociência aplicada ao esporte e exercício.

Docentes vinculados: Renata Toscano e Erick Conde

LPNeC

LPNeC | Laboratório e Grupo de Pesquisa em Percepção, Neurociências e Comportamento | Criado em 2002, o LPNeC procura, por meio de suas pesquisas, caracterizar e avaliar prejuízos sensoriais, cognitivos e neuropsicológicos em crianças, adultos e idosos  relacionados a desnutrição, dislexia, enxaqueca, epilepsia, acidente vascular cerebral, depressão, esquizofrenia, esclerose múltipla, dependência química, ingestão moderada de álcool, quimioterapia, antidepressivos e antipsicóticos. Suas metas são: estabelecer parâmetros para algumas populações; desenvolver teste ou metodologia capaz de diagnosticar certos transtornos em seu estágio inicial e acompanhar a evolução.

Docente vinculado: Natanael Santos

Site: https://lablpnec.wordpress.com/

LINHA 2. PROCESSOS SOCIOINTERATIVOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO

labInt

LabInt

LabInt | Laboratório de Interação Social Humana  | Criado em 1989, o LabInt tem o objetivo de fortalecer as linhas de pesquisa sobre interação social humana, sua repercussão em processos de aquisição do conhecimento e em práticas institucionais, incrementando a produção científica nesta área.

Docentes vinculadas: Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa; Maria de Fátima de Souza Santos; Elaine Magalhães Costa Fernandez; Renata Lira

LINHA 3. PROCESSOS PSICOSSOCIAIS, PODER E PRÁTICAS COLETIVAS

gema

Gema | Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades | Fundado em 1998, o GEMA tem por objetivo desenvolver ensino, pesquisa e extensão universitária, a partir do enfoque feminista de gênero, atuando no campo da saúde e direitos humanos, especialmente em temas relativos aos direitos sexuais e reprodutivos, a partir de uma leitura psicossocial. No plano da formação acadêmica, este grupo integra estudantes em nível de graduação e pós-graduação, envolvidos em projetos que buscam articular ensino-pesquisa e extensão, por meio de projetos coletivos e de iniciativas de Iniciação Científica, Especialização, Mestrado e Doutorado. Junto à população em geral, o Gema busca contribuir para a promoção dos direitos humanos e da equidade de gênero no contexto da saúde, por meio de intervenção social direta e apoio aos movimentos sociais, possibilitando a construção de outros sentidos e práticas psicossociais no campo das relações de gênero, maximizando, assim, os esforços das instituições parceiras.

Docentes vinculados: Benedito Medrado e Jorge Lyra.

Site: www.gemaufpe.org.br

Marca GEPCOL2

Gepcol | Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas  | Fundado em 2006, o GEPCOL objetiva investigar as configurações do poder em diferentes dimensões das relações sociais e práticas coletivas, nos contextos culturais, sociais e políticos, nas quais estão inseridas tais práticas, no meio urbano e rural. No plano teórico, a interdisciplinaridade busca enriquecer as análises com base em diferentes perspectivas sobre os objetos de pesquisa e a promoção do diálogo entre as ciências sociais na construção do conhecimento. Institucionalmente, o grupo tem o compromisso de fortalecer as relações entre atores sociais diversos (movimentos sociais, entidades, ONG) e a UFPE.

Docentes vinculadas: Jaileila Araújo e Rosineide Cordeiro.

LabeshuLabEshu

LABESHU | Laboratório de Estudos da Sexualidaade Humana | Criado em 2006, o grupo que o integra tem por missão desenvolver estudos e pesquisas que possam contribuir para a construção de respostas às violações de direitos e agravos em saúde referidos ao sexual. Site: www.labeshu.com.br

Docentes vinculados: Felipe Rios e Karla Adrião