Universidade Federal de Pernambuco - Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Alunos em Regime Especial PDF Imprimir E-mail

 

Para participação das disciplinas, como estudante em regime especial, o/a interessado/a deve submeter-se a processo seletivo.

A inscrição e processo seletivo obedecem o calendário acadêmico disponível no site do Programa.

  • Calendário de inscrição e oferta de disciplinas (disponíveis no começo de cada semestre letivo)

 A oferta e calendário para as inscrições e matrícula para aluno em regime especial serão divulgadas, impreterivelmente, na próxima segunda-feira, dia 20/02/2017.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO/SELEÇÃO

O/a interessado/a deve se inscrever na secretaria do Curso, apresentando os seguintes documentos, com base nos quais o Colegiado (em consonância com o professor da disciplina) efetuará a seleção:

  1. curriculum vitae;
  2. cópia do histórico escolar e comprovante de conclusão de curso de graduação;
  3. uma carta de no máximo 2 páginas, explicitando os motivos pelos quais deseja cursar a disciplina;
  4. Formulário de Requerimento de admissão de estudante em regime especial.

 

Atenção:

  • Não serão aceitas inscrições sem a documentação completa.
  • As inscrições feitas por Procuração serão aceitas somente mediante Procuração com firma reconhecida em cartório.
  • Toda a documentação listada acima deverá ser entregue na secretaria do Curso, em envelope lacrado, com o nome do candidato e o nome da disciplina pretendida indicados na frente do envelope.

 

PROCEDIMENTOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA

Sendo aprovado/a no processo seletivo, o/a discente deve:

Apresentar, no prazo indicado no caledário daquele semestre letivo, os seguintes documentos:

    • cópia da carteira de identidade; 
    • cópia do CPF; 
    • cópia do certificado de reservista (em se tratando de candidato do sexo masculino);
    • comprovante de quitação eleitoral; 
    • Formulário de Matrícula, preenchido e assinado.

 

Informações gerais

Os Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós‐graduação em Psicologia da UFPE admite a matrícula em disciplina isolada, conforme critérios e condições descritos nos documentos a segui:

Caráter da disciplina

  • O fato de cursar disciplina isolada (como aluno especial) não garante o ingresso como aluno regular no curso, devendo o mesmo submeter‐se ao processo seletivo anual, caso haja interesse, ou seja, o colegiado do Curso poderá aceitar a inscrição de estudantes especiais, os quais não serão candidatos ao título de Mestre, facultada apenas a expedição de certificado de conclusão dessas disciplinas.
  • Os créditos obtidos como aluno especial serão computados, quando da efetivação da matrícula regular, em caso aprovação em exame de seleção, obedecido ao exposto no § 1º do Art. 18 da Resolução 03/1998 do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da niversidade Federal de Pernambuco, o qual prevê que os créditos obtidos nos cursos de Mestrado stricto sensu terão validade de cinco anos.

Período de admissão

  • Para cada semestre, o Programa de Pós‐graduação em Psicologia divulgará com antecedência a lista de disciplinas a serem oferecidas e o calendário para inscrição, divulgação dos resultados, início e duração do semestre.
  • Serão feitas admissões de alunos especiais no início de cada semestre, sendo o processo de admissão realizado através de inscrição onde o candidato apresenta os documentos (acima relacionados), indicando a disciplina que deseja cursar.
  • Se aceito como aluno especial, o candidato deverá proceder à matrícula naquela disciplina, seguindo instrução de matrícula em disciplina isolada.

Cancelamento

  • O aluno que, por qualquer motivo, não puder (ou não desejar) dar continuidade à disciplina na qual encontra‐se matriculado, deverá encaminhar ao Colegiado um requerimento, solicitando cancelamento da disciplina em curso no prazo de cancelamento indicado para aquele semestre letivo. 
  • O abandono da disciplina, sem notificação ao colegiado, implicará em reprovação por falta.
  • Candidatos que tenham sido reprovados por falta ou que tenham abandonado (sem notificação ao colegiado) qualquer disciplina cursada como aluno especial, serão proibidos de se matricular novamente em disciplina isolada. Não perde, porém, o direito de concorrer ao processo de seleção regular.

Disponibilidade

  • É vedada a matrícula de aluno especial em disciplinas obrigatórias do curso e Seminários de Dissertação. Somente se admite matrícula isolada em disciplinas optativas e nas disciplinas eletivas.
  • O Programa só admite a matrícula em no máximo duas disciplinas isoladas, uma em cada semestre.
  • Número de vagas: 5 vagas para cada disciplina eletiva ou optativa.
  • A disciplina Colóquio de Pesquisa é aberta a qualquer pesquisador interessado, porém não admite matrícula na categoria de disciplina isolada.

Critérios de avaliação das disciplinas

  • O nível de exigência, os critérios e os prazos adotados para a avaliação do rendimento acadêmico dos alunos especiais são os mesmos adotados para a avaliação do rendimento dos Alunos Regulares do Mestrado. 

 

 

 
Processo seletivo 2017 PDF Imprimir E-mail

 

Orientação geral: Para evitar transtornos, solicita-se aos/às candidatos/as que compareçam a todas as etapas do processo seletivo, com pelo menos 30 minutos de antecedência, portando sempre documento de identificação com foto.

DESTAQUE2

 

Edital

     .: 09/08/2016  Edital atualizado  

     .: 27/07/2016  Edital 

     .: 09/08/2016  Errata  

     .: 15/08/2016  Check list de documentos (para conferência)pdf button

     .: Ficha de inscrição (on-line) - prazo encerrado 

     .: Etiqueta para envelope de inscrição  word-icon

     .: Recibo de inscrição  word-icon

     .: Requerimento de dispensa de pagamento de inscrição  word-icon

     .: Mestrado - Ficha para análise do currículo  word-icon

     .: Doutorado - Ficha para análise do currículo  word-icon

 

 

Cronograma

 

        Etapa 01. Prova de idiomas

pdf button 25/08/2016 Resultado da dispensa da prova de línguas 

pdf button 02/09/2016 Resultado da Prova de Idiomas 

pdf button 05/09/2016 Prova e gabarito - Inglês 

pdf button 05/09/2016 Prova e gabarito - Francês 

pdf button 05/09/2016 Prova e gabarito - Espanhol  

pdf button 09/09/2016 Resultado final desta etapa 

pdf button 09/09/2016 Respostas aos Recursos da Etapa 01 

 

        Etapa 02. Prova de conhecimento

        06/09/2016 Local de Prova: Auditório do Niate - CFCH/CCSA

                    Como chegar? Acesse o mapa aqui.

pdf button Barema da prova de conhecimentos 

pdf button Quadro geral detalhado para curso do Mestrado (com notas) 

pdf button Quadro geral detalhado para curso do Doutorado (com notas) 

pdf button Resultado desta etapa

pdf button Respostas aos Recursos da Etapa 02 (03/10/2016)

 

        Etapa 03. Análise, Apresentação e Defesa do Pré-projeto

 

pdf button Cronograma - Apresentação e Defesa do Pré Projeto - MESTRADO 

pdf button Cronograma - Apresentação e Defesa do Pré Projeto - DOUTORADO

pdf button18/10/2016Barema desta etapa

pdf button18/10/2016Resultado desta etapa

pdf button24/10/2016Respostas aos Recursos da Etapa 03

  

        Etapa 04. Análise do Currículo Lattes

  

        pdf button25/10/2016Resultado desta etapa

 

        Resultado Final

 

pdf button 08/11/2016Resultado final (por ordem de classificação)

.: Locais das provas de idioma

.: Informe: O pagamento junto à Escola Sharring foi prorrogado até 25/09

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

            

     

 

  

 

 

 

 

     

 
Defesas de Teses e Dissertações 2017 PDF Imprimir E-mail

Para ter acesso ao cronograma de defesas do ano de 2017, clique aqui.

                    

                         

 
Oferta de disciplina e Calendário Acadêmico 2017.1 PDF Imprimir E-mail

 OFERTA DE DISCIPLINAS 2017.1

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

8 às 12h

********

8 às 12h

PSI 902 - Interação social e desenvolvimento humano

(D - Obrigatória / Linha 2)

Profa. Maria Isabel Pedrosa

8 às 12h

PSI 915 - Seminários de Dissertação

(Recomendada - M)

Prof. Benedito Medrado

PSI 925 - Seminários

de Tese

(D - Obrigatória)

Prof. Jorge Lyra

8 às 12h

********

8 às 12h

********

14 às 18h

PSI 910 - Tópicos Especiais 1: Neurociências e cognição

(M/D - Eletiva)

Profa. Renata Toscano

14 às 18h

PSI 931 - Teoria das
Representações Sociais

(M/D - Eletiva)

Profa. Maria de Fátima Santos

PSI 913 - Tópicos Especiais 4:

Políticas Públicas para População Trans: entre a letra fria das portarias e a realidade nos serviços e instituições

(M/D - Eletiva)

Profa. Luciana Vieira

14 às 18h

PSI 923 - Estudos avançados em epistemologia e história da psicologia

(D - Obrigatória)

Profa. Elaine Fernandez

14 às 18h

Reunião do

Colegiado

14 às 18h

********

Colóquio de Pesquisa 1 e 3  (M/D - Eletiva) –Profa. Rosineide Cordeiro

* Data a definir

 

CALENDÁRIO ACADÊMICO-ADMINISTRATIVO 2017.1

Mês

Dia

ATIVIDADES

FEVEREIRO

15

Último dia para solicitação deestágio à docência.

16

Reunião Ordinária do Colegiado (14h00)

17

Divulgação da oferta de disciplina 2017.1 para alunos regulares, alunos de outros programas e alunos em regime especial.

20 a 23

Inscrição para discentes em regime especial 2017.1.

27 e 28

Carnaval – Ponto Facultativo

MARÇO

01

Quarta-feira de Cinzas – Ponto Facultativo

02 a 10

Alunos de outros Programas da UFPE podem solicitar vaga nas disciplinas oferecidas mediante ofício enviado pela coordenação e/ou secretaria de seu Programa de Pós-Graduação ao PPG em Psicologia nestas datas. Esses alunos devem efetuar sua matrícula através do SIG@, no período de modificação de matrícula (16 e 17/03/17).

03

Divulgação do resultado da seleção para alunos em regime especial 2017.1.

06 a 10

Matrícula dos aprovados para alunos em regime especial 2017.1

06 a 10

Matrícula on‐line 2017.1 –Alunos Regulares.

06

INÍCIO DAS AULAS DE 2017.1

Aula Inaugural às 14h00 | Mini Auditório do PPg em Psicologia - 7º andar - CFCH

16 e 17

Modificação, Correção de Matrícula e Matrícula Vínculo 2017.1 – Alunos Regulares.

Obs.: Os alunos que não solicitaram matrícula em componentes curriculares durante o período regular de matrícula devem solicitar matrícula vínculo, caso não desejem ser desligados do Programa.

17

Reunião Ordinária do Colegiado (14h00)

24

Prazo limite para solicitação de trancamento de semestre. O trancamento deverá ser solicitado na secretaria, mediante carta dirigida ao Colegiado do PPG em Psicologia.

31

Prazo limite para depósito dos projetos de pesquisa e solicitação de aprovação de banca para exame de qualificação dos mestrandos da Turma 11 (ingressos em 2016).

Prazo limite para matrícula e entrega dos planos de ensinopara o componenteAtividades Acadêmicas. O formulário está disponível na página do Programa e deverá ser entregue impresso e com assinatura do professor na secretaria do PPG em Psicologia. 

Prazo limite para aentrega dos planos de ensinodasdisciplinas ofertadas em 2017.1 pelos/as docentes

Prazo limite para aentrega dos planos de ensinopara oestágio à docência pelos/as docentes.

Último dia para aentrega dos relatórios de estágio à docência realizados em 2016.2 pelos/as docentes.

ABRIL

13

Quinta-feira da Paixão – Ponto Facultativo

14

Sexta-feira da Paixão – Feriado

20

Reunião Ordinária do Colegiado (14h00)Tiradentes - Feriado

21

Tiradentes - Feriado

28

Último dia para solicitar cancelamento de matrícula em disciplina para os alunos em regime especial.

MAIO

01

Dia do Trabalho - Feriado

19

Reunião Ordinária do Colegiado (14h00)

JUNHO

15

Corpus Christi - Feriado

16

Reunião Ordinária do Colegiado (14h00)

JULHO

11

ÚLTIMO DIA DE AULAS 2017.1

21

Reunião Ordinária do Colegiado (14h00)

26

Último dia para lançamento de notas referentes a 2017.2 no SIG@

 
Seleção 2017 - retirada de documentos - de 02/01/17 a 03/03/17. PDF Imprimir E-mail

Informamos que a documentação dos candidatos não aprovados na Seleção 2017 estarão disponíveis para retirada no período de 02/01/2017 a 03/03/2017.

Após esse período, os documentos não retirados serão incinerados, conforme item 7.9 do Edital de Seleção 2017.

 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL