Programa de Pós-Graduação em Geografia

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Nota Oficial com Respostas Públicas aos Questionamentos formulados sobre este Processo Seletivo para Corpo Discente do PPGEO - Turmas 2020

Veja aqui as respostas à dúvidas apresentadas ao PPGEO sobre o Processo Seletivo para Corpo Discente do PPGEO - Turmas 2020

 A Comissão de Seleção e Admissão, nos termos do Edital de Seleção de Corpo Discente - Turmas 2020 (Mestrado e Doutorado), por meio desta nota, vem responder publicamente aos questionamentos formalizados pelos candidatos e demais interessados no processo seletivo (https://www.ufpe.br/posgeografia/selecao):

ADENDO IMPORTANTE: TODOS os e-mails com as dúvidas recebidos são triados e ordenados por temas durante o horário de funcionamento da Secretaria do PPGEO. As dúvidas semelhantes são compiladas em uma só e encaminhadas para a Banca Examinadora. Quando respondidos pela Banca Examinadora, as respostas são ordenadas pela Secretaria do PPGEO, também durante o horário de funcionamento da Secretaria do PPGEO, e devidamente publicadas nesta Nota Oficial. O Envio de múltiplos e-mails pelo mesmo candidato, com as mesmas dúvidas, somente atrapalha e atrasa o processo de triagem e organização das dúvidas a serem respondidas, e atrasa todas as respostas. Pedimos a colaboração e agradecemos pela compreensão. A Secretaria

 

DÚVIDAS SOBRE INSCRIÇÕES

PERGUNTAS

RESPOSTAS

1. Taxa de Inscrição:

  • 1.1. Sou estudante da UFPE e tenho direito à Isenção da Taxa de Inscrição. Mas, o Edital não diz como deve ser requerida a Isenção. Já o Formulário de Requerimento de Dispensa da Taxa de Inscrição somente trata dos alunos com baixa renda ou participantes do Cadastro Único, a quem o Edital é claro em orientar que preencha formulário eletrônico de requerimento.
  • 1.2. Não recebi e-mail confirmando meu requerimento de Dispensa da Taxa de Inscrição, e a resposta apenas informa que todos os requerimentos foram deferidos. Como saberei se meu requerimento foi recebido, para ter sido aprovado.
  • 1.3. Solicitei dispensa da taxa de Inscrição. Como saberei se minha inscrição foi deferida? (pergunta feita antes do período de inscrições)
  • 1.4. Com relação preenchimento do GRU, nos campos "Competência" e "Vencimento", quais informações o candidato deve inserir?
  • 1.5. Se eu realizar o pagamento da Taxa de Inscrição, mas, por alguma razão eu não participar do processo seletivo. O que posso fazer para obter Ressarcimento da Taxa de Inscrição?
  • 1.1. a) Atente inicialmente para a diferença entre os termos Dispensa (há o dever de pagar, mas, mediante requerimento, pode ser dispensado) e Isenção (já não há obrigação de pagar, então não precisa ser requerido).
  • 1.1. b) Em seguida, leia atentamente os itens 2.4.3 e subitens, e 2.5.1.3, para Dispensa; e itens 2.4.2 e 2.5.1.2 para Isenção. Verá que há instruções para todos os casos, e estão próximas umas das outras.
  • 1.2. De fato, houve um problema com o feedback do sistema contratado pelo PPGEO e, infelizmente, alguns requerentes não receberam o e-mail de confirmação. No entanto, todos os requerentes que nos procuraram até o presente momento (20/08/2019) tiveram seu requerimento recebido.
  • Devido ao contratempo inesperado no feedback, a comissão já substituiu a lista identificando todos os requerentes, e a secretaria contatou os requerentes via e-mail para que confiram a atualização desta informação na página do PPGEO.
  • 1.3. Sua inscrição não foi feita, ainda. O requerimento somente se refere à taxa de inscrição, e não atende aos requisitos da inscrição. Logo, a inscrição não pode ter sido deferida.

Fique atento ao período de inscrição (ler cronograma no item 1.3 do edital).

  • 1.4. Só é necessário preencher os campos conforme as instruções disponíveis no Anexo III do Edital. Instruções também estão disponíveis no campo Tutoriais e Procedimentos da página do PPGEO
  • 1.5. Não há previsão de Ressarcimento de Taxa de Inscrição no Edital de Processo Seletivo para Admissão Discente - Turmas 2019 - Mestrado e DoutoradoA Comissão de Seleção, com base no item 8.7 do Edital, decide pelo não ressarcimento de Taxa paga, quando a não inscrição ou não continuidade do candidato no processo seletivo ocorrer em decorrência responsabilidade alheia a sua própria organização do evento.

2. Documento comprobatório de Conclusão de Graduação ou Mestrado

2.1. Considerando que o item 2.5.1 lista como documentos Diploma de conclusão do Curso de Mestrado ou declaração de já ter cumprido os créditos e estar em fase final de dissertação, os alunos que já concluíram o Mestrado e estão aguardando Diploma podem apresentar certificado de Colação de Grau como comprovante de Conclusão do Mestrado?

2.2. Gostaria de saber se o documento comprovatório de conclusão de curso pode ser emitido pelo respectivo departamento ou necessita ser emitido pelo corpo discente da UFPE

  • 2.1. Qualquer documento oficial da instituição onde o título foi obtido que comprove que o candidato já tenha alcançado ou superado o cumprimento dos créditos e a fase final da dissertação (p. ex. declaração de ter defendido a dissertação e esta ter sido aprovada) servirá como comprovação de provável concluinte.

 

  • 2.2. Será aceito qualquer documento válido, desde que reconhecido pela instituição onde o curso esteja sendo cursado ou tenha sido concluído, emitido por funcionário ou servidor habilitado para este fim

3. Na falta do documento Registro Geral (RG), é possível realizar a inscrição com uso de Carteira Nacional de Habilitação (CNH)?

Sim, é possível realizar a inscrição com qualquer Documento Oficial com Foto de validade Nacional, a exemplo de, Registro Geral (RG, comumente conhecido como Carteira de Identidade), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira de Órgão ou Conselho de Classe (OAB, CRM, CRP. Etc.), Certificado Militar, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, Passaporte, Carteiras expedidas por órgão público que por Lei Federal valem como identidade. Recomendamos, a quem os decida usar, que identifiquem o órgão emissor e a data de emissão do documento que estiverem utilizando, bem como que verifiquem o prazo de validade dos documentos que o tiverem.

4. Se dados do Formulário forem preenchidos com erro ou imprecisão (nome da mãe, número do Título de Eleitor, RG, CPF, Endereço, etc.).

  • 4.1: Como faço para realizar uma retificação da inscrição?
  • 4.2: Quais as consequências?
  • 4.1: Ler item 2.3 do Edital.
  • 4.2: Aguarde a Homologação das Inscrições

5. Sou lactante e não há no edital informação a respeito dos direitos da mulher que amamenta. Gostaria de saber como informar sobre a minha condição?

O Formulário Eletrônico de Inscrição tem um campo onde você pode informar esta situação, para garantir que providenciemos as devidas condições para a realização da sua prova.

6. Currículo Lattes

6.1. Quais informações devem estar contidas na primeira página do currículo lattes (item 2.5.1, c))?

6.2. Quero saber como proceder para obter a tal folha de identificação do curriculum Lattes para realizar a inscrição na seleção de mestrado.

  • 6.1. Nesta fase inicial, não estão sendo solicitadas informações detalhadas do escopo do currículo, e sim a página principal do Lattes onde consta a foto, data de atualização, resumo e formação, para verificação de que o candidato possui cadastro ativo e recentemente atualizado, no Currículo Lattes.
  • 6.2. Você acessa o seu perfil no Currículo Lattes e gera o documento PDF com os recursos disponíveis em seu computador/browser.

7. Quitação Eleitoral:

  • 7.1: Não encontrei o modelo da Declaração Quitação com a Justiça  Eleitoral disponibilizado pelo PPGEO
  • 7.2: Posso substituí-lo por Certidão da Justiça Eleitoral?
  • 7.1: Conforme apresentado em edital, o Modelo de Declaração de Quitação Eleitoral está no site do PPGEO (www.ufpe.br/posgeografia). Naturalmente, como esse formulário é utilizado para outros contextos além da seleção, ele está no campo genérico a que é pertinente na página do PPGEO: Documentos e Formulários.
  • 7.2: Por força do Decreto 9.092/2017, da Presidência da República, o Serviço Público Federal (de que faz parte a UFPE) não pode mais exigir esta certidão, podendo no máximo pedir declaração e/ou dados necessários para que possamos obter a certidão diretamente no órgão emissor. No entanto, caso o candidato possa e deseje enviar diretamente a Certidão Eleitoral, em muito estará contribuindo para agilizar o trabalho administrativo no órgão que dele dependa.

8.  Prezados, após o preenchimento e envio do formulário, a tela não exibiu minhas respostas como as preenchi: os campos estavam alguns em branco, outros com varias letras juntas aleatoriamente, parecendo código, e no final do formulário havia uma mensagem informando que eu ia receber um e-mail com a confirmação de envio dos dados, porém até o momento não recebi, tentei fazer outra inscrição, mas o sistema disse que já estava cadastrado.

Pode ter havido problema com sua conexão ou com seu browser na hora de exibir a sua confirmação. Se o sistema não autoriza nova submissão do formulário, é porque o envio foi realizado com sucesso. Se seu e-mail foi informado corretamente, a ele foi enviado e-mail com confirmação de sua inscrição e os dados preenchidos. Verifique sua caixa de spam. Caso persista o problema, solicite suporte à Secretaria do PPGEO via e-mail (ppggeografiaufpe@gmail.com).

9. Se eu tiver minha inscrição INDEFERIDA, e considerar que deveria ter sido deferida, o que posso fazer?

Ver item 5 do edital e respectivos subitens.

10. No formulário eletrônico não tem a opção de inserir o nome da vaga do docente-orientador como diz no edital no 2.3. Apenas o nome da linha.

O formulário de inscrição sem este campo é igual para todos candidatos, não havendo prejuízo pela não indicação do referido código. Por decisão da Comissão Examinadora, legitimada pelo item 8.8. do Edital, prevalece a informação sobre vagas disponibilizada no Anexo III do edital.

 

 

DÚVIDAS SOBRE A ETAPA 1 (PROVAS ESCRITAS DE CONHECIMENTO E INGLÊS)

PERGUNTA

RESPOSTA

1. Há, para o candidato que não reside no estado de Pernambuco, e  que tem interesse em fazer a prova de seleção 2020, alguma possibilidade de realização de prova em uma outra instituição?

A UFPE, precisamente o PPGEO, não dispõe atualmente de convênios ou acordos com outras instituições para a realização da prova fora do local estipulado no Edital.

2. Aconteceu um imprevisto e fiquei sem a identidade. Posso ter acesso ao local de prova com outro documento?

Confira o Item 8.2 do Edital.

3. Provas e Espelho

3.1: Gostaria de saber qual o procedimento para solicitar uma cópia das minhas provas

3.2: Como solicitar o espelho de correção da banca?

3.3: um dos livros indicados na bibliografia, SÁ, A. j; CORREA, A. C. de B. (Orgs) Regionalização e analise Regional: Perspectivas e Abordagens Contemporâneas. 1. Ed. Recife: Ed. Universitária, 2006. não está disponível para acesso (vendas, bibliotecas,...). Por gentileza, poderiam disponibilizar?

3.1: A obtenção de cópia das provas não é permitida. Vale registrar que fotografias são cópias e, deste modo, também não serão autorizadas. É possível pedir vistas da prova, e conferi-la direta e pessoalmente na Secretaria do PPGEO, com a devolução deste documento imediatamente após a consulta.

3.2: O espelho da correção da banca será disponibilizado na página do PPGEO, na seção "Seleção", após a realização desta etapa.

 

3.3: Disponibilizamos acesso ao livro: clique aqui.

4. Seria possível retificar o pedido de recurso?

Em todos os Formulários referentes ao atual Processo Seletivo, como requisito para a a submissão do formulário, o candidato confirma as informações e por elas se responsabiliza. Deste modo, uma vez submetidos os formulários, não é mais permitido realizar alterações.

5. Prova de Inglês

5.1. Ano passado participei da seleção de doutorado, sendo aprovado na prova de inglês. Há como utilizar a aprovação desta prova para a seleção atual?

5.2. Poderia ser emitida uma declaração ou outro comprovante confirmando a aprovação em inglês em outra seleção do PPGEO?

5.1: Em conformidade com o edital, a Etapa da realização das provas (inclusa a de inglês) é obrigatória a todos os candidatos, compondo inclusive a nota final. Não é possível o aproveitamento de aprovações de outras seleções, nem se do PPGEO nem se de outras instituições, bem como não aceitamos testes e exames de proficiência.

5.2: Você pode requerer a declaração via Formulário Geral de Requerimento, no site do PPGEO, campo Documentos e Formulários. No entanto, esta declaração não serve como comprovação senão da aprovação na prova no contexto específico da seleção em que foi realizada, sendo portanto insuficiente para demonstrar proficiência no idioma inglês.

 

DÚVIDAS SOBRE A ETAPA 2 (ANÁLISE DO PRÉ-PROJETO)

PERGUNTA

RESPOSTA

1. Gostaria de saber se o pré-projeto de pesquisa  deve conter o nome do candidato ou não?

O Pré-Projeto não deverá ser Assinado. No dia das provas, serão disponibilizados códigos de identificação aleatórios para os candidatos, para que as suas provas sejam corrigidas incognitamente. Esses códigos serão utilizados na identificação dos trabalhos, para envio dos Pré-Projetos, com a mesma finalidade de garantir a correção pela banca sem a identificação dos alunos.

2. O projeto pode ter como proposta intervir na realidade ou sugerir a modificação de um quadro socioespacial dado?

A definição do objeto de pesquisa e suas decisões teorico-metodologicos é de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato. Cabe ao candidato seguir o roteiro de elaboração (estrutura) conforme item 3.2.3.7 do Edital e subitens.

3. A introdução não está listada nos elementos obrigatórios do item  3.2.3.7 do edital. Devemos redigir uma introdução no pré-projeto? Ela deve vir em algum ponto específico (p. ex. no item d) Problemática anunciada) ou é recomendado um item próprio para a introdução?

Os elementos exigidos no item 3.2.3.7 do edital devem constar no projeto independemente da estrutura escolhida para sua apresentação. Esta estrutura será decisão do candidato.


DÚVIDAS SOBRE A ETAPA 3 (AVALIAÇÃO DO CURRICULUM VITÆ)

 

PERGUNTA

RESPOSTA

1. No item '"DOCUMENTO" na tabela excel para preenchimento do currículo é solicitado que indique nesse campo o documento enviado! Gostaria de saber se essa indicação é numerada por ordem dos documentos comprobatórios que serão anexados ou por nome, exemplo: "declaração de concluinte do curso de mestrado"?

Leia atentamente o item 3.2.4 do Edital e subitens. O Formulário (planilha) também oferece instruções, em cada célula.

2. Há uma planilha do Excel pronta para o preenchimento do currículo (Um modelo) ou qualquer modelo da mesma poder ser ser desenvolvido pelo candidato?

Não há modelo, nem disponibilizamos planilhas preenchidas por outros candidatos. O edital, no item 3.2.4 e subitens, trata do preenchimento e envio da planilha e documentos de titulação. A planilha permite edição das exatas células que precisam ser preenchidas, nas quais são dadas as devidas instruções.

3. No histórico emitido por minha instituição não está explícito a média do histórico acadêmico, apenas do coeficiente de rendimento acadêmico (CRA). Há alguma orientação de como eu devo fazer? Posso somar as notas das disciplinas para colocar na tabela e enviar o anexo (com o histórico) sem a média mesmo?

Conforme edital e anexos, o(a) candidato(a) deve calcular a média com base nas notas. Se as notas tiverem sido obtidas na forma de conceito, converter nos valores e limites expressos na tabela (Anexos IV e V).

4. No campo "participação em atividades de campo": é considerada a participação como aluno ou apenas como professor? 

Neste item (E - Atividades de extensão), pontua-se atividade de campo relacionada a projeto de extensão regularmente cadastrado pelo órgão responsável. Atividade de campo relacionada a excursão didática de disciplina ou a pesquisa curricular não se enquadram neste item de pontuação.

5. No campo monitorias, é considerada declaração do professor responsável pela disciplina monitorada?

Não. A declaração deve ser emitida pela instância máxima responsável pela gestão institucional da monitoria. Na UFPE, deve ser emitida pela Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad). https://www.ufpe.br/proacad/monitoria

6. No campo "Nome Completo do(a) Candidato(a)eu devo colocar meu código? 

O Formulário deve ser preenchido conforme indicado nos respectivos campos.

7. No item Média do histórico escolar de Graduação em Geografia, o Provável Concluinte não tem ainda a média do curso todo. Deve ser inserida a média atual?

Sim.

8. No ponto B - Experiência Profissional, onde há Outras Atividades (técnico em pesquisa, assistente de laboratório, etc.) atividades de Gestão Universitária (administrativo, coordenador, secretário) também estão incluídas nesse ponto?

Sim.

9. Possuo comprovante indicando uma experiência profissional diversa do que foi praticado na realidade (p. ex. consta estagiário quando eu era na verdade auxiliar do docente, ou auxiliar quando eu era na verdade o professor). Como irei pontuar? Somente será possível pontuar com dados devidamente comprovados. Informações prestadas diversamente às respectivas comprovações não serão consideradas, e a sua pontuação será cortada. Para pontuar, você deve cumprir os itens nos termos dos Anexos IV e V do Edital.
10. No campo E-43, a pontuação se dará por quantidades de comissões dentro do evento ou por Comissão Organizadora em geral? Para o preenchimento deste e de todos os demais campos da planilha, siga as instruções dos Anexos V e VI do edital, bem como as disponibilizadas quando você selecionar cada célula preenchivel da planilha.
11. Se eu tiver múltiplos comprovantes para o mesmo item (como participação em vários eventos, ou em vários cursos), na parte de Documento (no Excel), deve ser expresso? Por exemplo, se houver realizado 5 minicursos, informaria tudo dentro do campo "Documento", separados por ponto e vírgula?
  • Exemplo: "Minicurso EJA; Minicurso TICS; Minicurso Turismo; Minicurso Libras; Minicurso Maquetes"

No formulário, os campos de envio de arquivos permitem o envio de um ou múltiplos arquivos (pdf) com os respectivos comprovantes. Você pode inserir cada documento num arquivo só todos documentos no mesmo arquivo, atendendo à demanda de organização de seu volume de documentos comprobatórios em uma ou outra titulação.

Na planilha do Excel, o campo deve ser preenchido conforme o item 3.2.4.2.1 do Edital, para que a banca possa com facilidade localizar o(s) documento(s) comprobatório(s) referentes ao(s) título(s) informado(s). Em havendo mais de um documento no mesmo arquivo PDF, deverá ser identificada a página do arquivo em que está o documento.

12. O formulário disponibilizado para envio do curriculum Lattes deve ser preenchido apenas no campo de nome do candidato? Não existe formulário para envio do Lattes. Leia o item 3.2.4. do Edital e seus subitens.
13. Os arquivos como diplomas, certificados, declarações, etc. devem ser enviados por e´mail? E a planilha do currículo, disponibilizada na página do PPGEO, também? Leia item 3.2.4. do Edital e subitens. O formulário eletrônico referido no Edital está disponível na página do PPGEO conforme cronograma do item 1.3 do mesmo Edital.
14. Deveríamos abrir novas planilhas no mesmo arquivo disponibilizado na página? Estou tendo dificuldades para compreender as regras de envio desta etapa, vez que o formulário só está dando acesso ao campo do nome, quando o baixamos. O edital não relata mais detalhes sobre esse acesso específico.

Não há necessidade de abrir novas planilhas no arquivo. A planilha a ser preenchida é a que está disponível.

A planilha somente autoriza a seleção das células preenchíveis: Nome do candidato, contagem dos títulos e identificação dos documentos comprobatórios.

Se tiver dificuldades para selecionar os próximos campos, após preencher seu nome, use a tecla "TAB" do seu teclado para selecionar a próxima célula preenchível da planilha.

O bloqueio das demais células, com proteção por senha, tem o objetivo de proteger de edição (intencional ou acidental) as fórmulas que calculam as pontuações de cada candidato, as orientações de preenchimento e demais dados da planilha, garantindo segurança e confiabilidade ao procedimento, bem como isonomia para todos os candidatos.

15. A conversão dos conceitos (A, B, C) em notas (7, ... 10) deve ser feita com que tabela? O Anexo V do Edital apresenta valores de conversão diferentes da orientação da Planilha do Excel.

A orientação que deve ser seguida é a do Edital (norma maior do processo seletivo).

De fato, houve uma versão da planilha que continha este erro nas orientações. Apesar deste desencontro, as fórmulas das planilhas estão corretas, e não causarão qualquer prejuízo ao candidato. A planilha disponível na página do PPGEO já não contém mais esse engano.

Se algum(a) candidato(a) converteu com os valores que constavam na planilha, e a enviou com o cálculo de média incorreto, este cálculo será revisto pela banca. No entanto, recomendamos que tais candidatos façam contato por e-mail para informar a alteração e o valor atualizado. Além de sinal de boa fé, ajudará a concluir a avaliação dos currículos mais rapidamente.

16. No campo referente a Participação em congressos e simpósios sem apresentação de trabalho", somente CONGRESSOS e SIMPÓSIOS podem ser contabilizados nessa parte, ou eventos acadêmicos de outra natureza como Encontros, Palestras, Seminários etc, também podem ser inseridos na composição do currículo? Esta previsão se refere a todos os eventos acadêmicos e científicos de que o candidato participou sem apresentação de trabalho.
17. Em que item da Planilha pode ser inserido Estágio de Docência realizado? O Estágio Docência não pontua. Trata-se de atividade curricular, que integra currículo do curso, e é até mesmo obrigatória para bolsistas da Capes.
18. Gostaria de saber se o currículo lattes pode ser editado, antes do envio nessa terceira etapa da seleção, ou se ele deve ser enviado igual estava na inscrição. O Currículo Lattes não é exigido nessa etapa. A recomendação do CNPQ é que ele seja mantido sempre atualizado, mas, isto não interferirá nesta etapa do processo seletivo.

 

RESPOSTADÚVIDAS SOBRE RESULTADOS E MATRÍCULA

PERGUNTA

RESPOSTA

1. Se houver linha com mais vagas do que candidatos aprovados, poderá haver remanejamento de candidatos aprovados e não classificados de outras linhas?

Leia atentamente os itens 6 e 7 do Edital e respectios subitens.

 

 


Contato

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(81) 2126-8277
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Assistente em Administração