Destaques Destaques

Voltar

CRITÉRIOS PARA RECEBIMENTO E RENOVAÇÃO DE BOLSAS PPGCP

A Comissão de Bolsas deste Programa de Pós-Graduação vem, por meio desta, divulgar os critérios para recebimento e renovação de bolsas, conforme especificado abaixo.

 

CRITÉRIOS PARA RECEBIMENTO DE BOLSAS:

O recebimento de bolsa pelos alunos aprovados no processo seletivo deste Programa seguirá a ordem de classificação no processo seletivo, de acordo com a disponibilidade. O Programa não garante a cessão de bolsa a todos os aprovados. Os alunos que estiverem desempenhando atividade remunerada (com exceção às atividades especificadas adiante) deverão declarar esta atividade e não terão direito a bolsa. Omissões neste sentido levarão à perda da bolsa, conforme especificado adiante.

A alocação inicial de bolsas é feita anualmente em março por ocasião do ingresso de cada nova turma. As bolsas alocadas nesta oportunidade são aquelas disponibilizadas por encerramento da vigência das bolsas de alunos de turmas anteriores.

Na hipótese de disponibilidade de bolsas excedentes após a alocação inicial a cada turma (seja por concessão de bolsas adicionais, por defesa antecipada ou por cancelamento de bolsista), alunos de turmas mais antigas terão prioridade sobre alunos de turmas mais recentes.

 

CRITÉRIOS PARA RENOVAÇÃO DE BOLSAS:

As bolsas originadas da CAPES e CNPq serão renovadas anualmente de acordo com o desempenho acadêmico. Os alunos que passarem a desempenhar atividade remunerada deverão declarar imediatamente esta atividade. No caso em que tal atividade não esteja entre as exceções especificadas adiante, a bolsa será cancelada. Omissões neste sentido levarão à perda da bolsa. No processo de renovação será considerada, ainda, a participação do(a) aluno(a) nas atividades promovidas pelo Programa, conforme especificações citadas adiante. As bolsas originadas da FACEPE serão renovadas a cada 06 (seis) meses e este processo seguirá critérios específicos daquela instituição, visto que estas bolsas estão vinculadas ao projeto do(a) aluno(a) e respectivo(a) orientador(a) e não ao Programa.

 

CRITÉRIOS PARA PERDA DE BOLSAS:

Alunos com bolsas originadas da CAPES ou do CNPq que tiverem baixo desempenho acadêmico (ver critérios adiante) e/ou que estejam realizando atividades remuneradas fora das especificações abaixo perderão a bolsa. Alunos com bolsa originada da FACEPE seguirão critérios específicos daquela instituição, visto que estas bolsas estão vinculadas ao projeto do(a) aluno(a) e seu respectivo orientador(a) e não ao Programa.

 

ATIVIDADES REMUNERADAS PERMITIDAS AOS BOLSISTAS:

Os bolsistas poderão desempenhar as seguintes atividades remuneradas, desde que iniciadas após o princípio da bolsa e informadas ao PPG: atividades de docência e/ou atividades de pesquisa totalizando até 20 horas semanais.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO:

Serão considerados de baixo desempenho acadêmico alunos que obtiverem um total de dois ou mais conceitos “C” ao longo do curso. Três conceitos “B” são equivalentes a um “C”.

 

PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES PROMOVIDAS PELO PROGRAMA:

Todos os bolsistas devem, obrigatoriamente, participar em pelo menos 50% dos eventos gratuitos promovidos pelo Programa (palestras, cursos, workshops etc.). Os alunos serão avisados, com antecedência, sobre estes eventos. Em caso de falta justificada, a comprovação desta deve ser apresentada na secretaria ou enviada por correio eletrônico.

 

Recife, 17 de outubro de 2016.

PPGCP/UFPE

Data da última modificação: 08/10/2017, 11:05