Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid/Capes Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid/Capes

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.


Objetivos do programa

  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • Contribuir para a valorização do magistério;
  • Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
  • Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

 

Na UFPE

Para a UFPE, que participa do Pibid desde 2009, a ampliação das licenciaturas envolvidas se constitui como uma forma de reafirmar o seu compromisso com a formação de professores para a Educação Básica e a melhoria da educação pública. Destacam-se como resultados a maior interação entre Ensino Superior e Educação Básica, o diálogo entre IES e as Secretarias de Educação do estado e municípios, as novas licenciaturas que apresentaram subprojetos, o aumento de participações em eventos com produção de trabalhos sobre as temáticas da formação, da profissionalização e de práticas pedagógicas. Também salientaram-se a articulação com a pós-graduação e a produção de recursos pedagógicos inovadores.
A vivência dos licenciandos nas escolas públicas possibilita a superação de estereótipos em relação às escolas. O Pibid tem contribuído para a ampliação do interesse pela docência e tem mobilizado cada vez mais professores dos cursos de licenciaturas, assim como os profissionais da escola a refletirem sobre a sua prática e a contribuirem na formação dos futuros professores.

 

Coordenação

  • COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL

Alice Miriam Happ Botler - http://lattes.cnpq.br/9284144427264959

  • COORDENAÇÃO DE ÁREA DE GESTÃO DE PRECESSOS EDUCACIONAIS

Bruno Geraldo Carneiro Da Cunha - http://lattes.cnpq.br/8859998369703134

Carla Patricia Acioli Lins Guarana http://lattes.cnpq.br/1756289961986779

Khatia Maria De Melo E Silva Barbosahttp://lattes.cnpq.br/5625859338151865

Marion Teodosio De Quadroshttp://lattes.cnpq.br/2397198431456002

  • ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

 Taísa Karla Barbosa Ramos

  • BOLSISTA

David Francisco Do Nascimento Bandeira