Programa de Pós-Graduação em Matemática (PGDMAT)

Voltar

Professor do DMAT é nomeado para o ICTP-Trieste

Professor será pesquisador associado

O Professor do Departamento de Matemática da UFPE, e membro da pós-graduação em Matemática da UFPE, Professor Fernando Nóbrega, foi nomeado como Pesquisador Associado Júnior do International Centre for Theorical Physics (ICTP) na Itália, pelo período entre 2019 e 2024. Este fato é, sem dúvida, um importante passo para a internacionalização do DMat e da UFPE. 
 
O Centro Internacional Abdus Salam de Física Teórica (ICTP) é um instituto internacional de pesquisa que atua sob um acordo entre o governo italiano, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA). Ele está localizado na cidade de Trieste, na Itália. O centro foi fundado em 1964 pelo ganhador do prêmio Nobel, o  paquistanês Abdus Salam.
 
Por mais de 50 anos, o Centro Internacional de Física Teórica Abdus Salam (ICTP) tem sido uma força motriz no esforço global para avançar no conhecimento científico dos países em desenvolvimento. Os ex-membros do ICTP atuam com relevância em diversas universidades em nações de países em desenvolvimento. Muitos deles foram reconhecidos em seus próprios países e internacionalmente por suas contribuições à pesquisa e política científica.
 
O programa de Pesquisador associado, um dos mais antigos programas da ICTP, fornece apoio a cientistas ativos de países em desenvolvimento para manter contato formal e de longo prazo com o Centro. O programa apoia as visitas de cientistas de países em desenvolvimento ao ICTP, expondo-os aos aspectos mais modernos de seus campos científicos. Em troca, espera-se que os pesquisadores associados desempenhem um papel importante na construção de suas comunidades científicas nos seus países, aprimorando a educação em Física e Matemática em todos os níveis e liderando projetos de pesquisa relacionados às áreas e necessidades específicas de seu país de origem.
 
A pesquisa de alto nível realizada no ICTP e potencial colaboração com seus membros permitirão ao professor Fernando Nóbrega atingir dois objetivos principais: primeiro, melhorar sua competência científica em nível internacional, e transferir as habilidades obtidas a sua instituição de origem no Brasil - O Departamento de Matemática da UFPE - onde o pesquisador pretende realizar pesquisa interdisciplinar, na interface entre matemática aplicada, física e biologia,  particurlamente sobre análise de dados topológicos e mecânica estatística nos próximos anos.  Desta forma, a posição de cientista associado ao ICTP será uma oportunidade única para o pesquisador tornar-se um cientista internacionalmente estabelecido em pesquisa interdisciplinar. 
 
Com o programa de pesquisador associado, o ICTP realiza objetivo estratégico de apoiar excelência científica nos países em desenvolvimento. O Professor estará vinculado ao grupo de pesquisa interdisciplinar  de "Quantitative Life Sciences", liderado pelo Professor do ICTP Matteo Marsilli.
Data da última modificação: 10/05/2018, 11:54

Portlets aninhado Portlets aninhado