Destaques Destaques

Voltar

Falsas promessas e incertezas Coronavírus em Xeque

https://anchor.fm/coronavrus-em-xeque/episodes/Falsas-promessas-e-incertezas-ee2it7/a-a26pmue

Esta semana, o Brasil se tornou o sexto país do mundo com a maior quantidade de óbitos pela Covid-19 e o epicentro da doença na América do Sul. Enquanto uma vacina não chega, governadores de vários estados endureceram as medidas de distanciamento social, restringindo ainda mais a circulação nas ruas. Mas a máquina de desinformação sobre o novo Coronavírus tem atuado para provocar dúvidas em relação às medidas de contenção da pandemia. Promessas de cura, remédios mágicos, críticas ao isolamento social, ataques à imprensa e uso de conteúdos impostores têm contribuído para confundir ainda mais a população.

 

Neste episódio do Coronavírus em Xeque, contamos com a participação de especialistas de diversas áreas para tratar desses assuntos.

 

- A professora do Instituto de Ciências Biológicas (UPE), Mariana Guenther, explica os perigos de automedicação com remédios como cloroquina e ivermectina, além de analisar os perigos de compartilhar fake news aparentemente inocentes - como as montagens que mostram animais reocupando as cidades.

 

- A professora Carolina Dantas (PPGCOM-UFPE) desmente uma informação enganosa de que o distanciamento social não estaria funcionando em Nova Iorque, a partir de uma checagem feita pelo Projeto Comprova.

 

- O professor Lula Pinto (Unicap) analisa como a disseminação da dúvida sempre fez parte da indústria da desinformação.

 

- A pesquisadora Yvana Fechine (PPGCOM-UFPE) comenta o caso do "Churrasco da Morte", anunciado e depois desmentido por Bolsonaro.

 

- A jornalista Alice de Souza (Confere.Aí, Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e colaboradora do Projeto Comprova) explica o que são "conteúdos impostores" e como se proteger deles.

 

- A jornalista Bia Barbosa (Coletivo Intervozes) fala sobre o andamento da CPMI das fake news, que ganhou mais seis meses de atuação no Congresso.

 

Para este episódio, usamos as seguintes fontes:

 

Grupo de cientistas brasileiros já recebeu 60.000 denúncias de notícias falsas sobre coronavírus

 

Temas e formatos da desinfodemia sobre COVID-19, segundo pesquisa da ONU-ICFJ

 

Agência Lupa - #Verificamos: É falso que Bill Gates criou ‘vacina não líquida’ capaz de monitorar pessoas via tecnologia 5G

Data da última modificação: 18/05/2020, 08:47