Destaques Destaques

Voltar

UFPE intensifica medidas restritivas até o dia 5 de abril

Novas restrições passam a valer a partir de hoje (18) e vão até uma semana a mais do que inicialmente determina o Governo do Estado

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) intensifica, a partir de hoje (18), o conjunto de medidas restritivas que vem adotando para ajudar a conter a pandemia do novo coronavírus em Pernambuco. As ações valem até o dia 5 de abril e estão sendo implementadas por uma semana a mais do que a quarentena determinada pelo Governo do Estado. Agora, com as novas medidas, a presencialidade na Universidade ficará ainda mais limitada até nova avaliação da situação epidemiológica. As pesquisas relacionadas à pandemia, os testes para diagnóstico de Covid-19, o drive-thru de vacinação da UFPE e os atendimentos no Hospital das Clínicas (HC) serão mantidos.

Desde o início das aulas da graduação no formato híbrido, no dia 25 de janeiro, a presencialidade na UFPE já era baixa: 93% das quatro mil disciplinas da graduação continuam com aulas remotas, e apenas 7% tinham parte das aulas práticas presenciais – muitas delas fora da Universidade e ainda não iniciadas. Ainda assim, desde o início de março, a UFPE determinou que os cursos adiassem as atividades práticas e reduzissem ainda mais a circulação de pessoas nos campi Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão.

“A UFPE adota novas medidas restritivas com o objetivo de contribuir, de forma sistemática, para o enfrentamento da Covid-19. Nossa decisão será reavaliada semanalmente. É importante que a Universidade, assim como outras instituições, fortaleça essa rede de adesão às medidas restritivas, tendo em vista esse momento difícil de recrudescimento da pandemia”, disse o reitor Alfredo Gomes, mais uma vez colocando a instituição à disposição das autoridades sanitárias para contribuir no que for necessário.

Coordenador do Grupo de Trabalho para Enfrentamento da Covid-19 (GT Covid-19) da UFPE, o vice-reitor Moacyr Araújo destacou que a decisão foi tomada em diálogo com diversos setores da instituição, a partir de informações referendadas pelo GT que, desde março de 2020, acompanha o andamento da pandemia no Estado e as medidas institucionais, subsidiando as decisões da gestão da Universidade. O grupo é formado por especialistas em saúde do HC e de outros setores da UFPE, Diretório Central dos Estudantes (DCE), Sindicato dos Trabalhadores da UFPE (Sintufepe), Associação dos Docentes (Adufepe) e outros membros da comunidade acadêmica. “As medidas mais restritivas adotadas são absolutamente necessárias e se baseiam na análise de indicadores quantitativos que foram discutidos e consolidados pelo grupo de trabalho da UFPE”, explicou Moacyr Araújo.

Passam a ser realizados de forma exclusivamente remota os atendimentos ao público oferecidos no Serviço Integrado em Saúde (SIS); na Editora UFPE, que já suspendeu a remessa de livros enquanto durar o período de medidas mais restritivas; no setor de publicação; na Central de Atendimento ao Servidor (CAS/Progepe) e no Corpo Discente. Também permanecem suspensas as práticas de atividades física individual e em grupo, o trabalho presencial dos bolsistas de graduação, os atendimentos das clínicas-escolas e o uso dos laboratórios de ensino para gravação ou transmissão de aulas.

O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), permanece no enfrentamento da Covid-19. Ontem (17), o hospital universitário abriu oito UTIs Covid e ampliou para 28 o total de leitos de enfermaria destinados ao tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Esses leitos clínicos estão distribuídos no 8º andar da unidade e são regulados pelo Governo do Estado.

Também serão mantidos os atendimentos do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass) envolvendo perícias em casos de comorbidades, mas sem novos agendamentos; as urgências de clínica médica e psiquiátrica do Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (Nase) e o Protocolo Geral, com funcionamento às terças e quintas-feiras, das 9h às 15h, para casos urgentes, como auxílio funeral. Os gabinetes do reitor e das pró-reitorias e superintendências, incluindo suas respectivas diretorias, coordenações e seções, funcionarão excepcionalmente para as atividades que precisarem ser resolvidas presencialmente. Os setores de tecnologia da informação e comunicação seguem esta mesma orientação.

Continuam considerados essenciais os serviços de segurança; setores responsáveis pelo pagamento de folha de pessoal, licitação, convênios e contratos. As residências em saúde vinculadas à UFPE, desde que autorizadas, permanecem funcionando, assim como as atividades de internato e estágio em saúde, conforme a Resolução 23/2020 - CEPE/UFPE e a Instrução Normativa 02/2020 - Prograd. Também continuam em funcionamento as Casas de Estudantes Universitários (Ceus) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade) para os serviços que não possam ser realizados remotamente.

Haverá ainda manutenção do funcionamento dos biotérios e laboratórios com abastecimento de nitrogênio líquido, experimentos em curso e pesquisas relacionadas à pandemia. Não é permitido o início de novos experimentos neste momento, com exceção daqueles que tratem da Covid e possuam plano de atividades autorizado, conforme resolução que trata da retomada dos laboratórios. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) só manterá atividades presenciais nos projetos de extensão relacionados à pandemia, como a produção de álcool 70% em solução.

GRADUAÇÃO – As aulas continuam acontecendo remotamente. A Coordenação de Controle Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) suspendeu até mesmo a entrega de diplomas considerados urgentes. O formulário para agendamento será reaberto, através do e-mail atendimentodiscente.prograd@ufpe.br, a partir do dia 5 de abril. Já o histórico e a declaração de vínculo continuam sendo atendidos remotamente pelo mesmo e-mail. Outras orientações envolvendo o período de suspensão das atividades presenciais estão disponíveis no site da Prograd.

PÓS-GRADUAÇÃO – A pós-graduação permanece com aulas remotas. A entrega de diplomas e certificados da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) continuará suspensa nas próximas semanas. A maior parte das atividades continuará sendo realizada remotamente. Seguem suspensas as aulas práticas.

PORTÕES – No Campus Recife, o portão central estará aberto para veículos e pedestres, das 7h às 17h, mediante autorização via declaração ou lista prévia. Para pedestres, ficarão abertos apenas os portões do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), das 5h às 22h, e do Departamento de Farmácia, das 5h às 17h.

RESOLUÇÃO – A possibilidade de ajustes e readequações conforme a evolução da pandemia já estava prevista na Resolução nº 23/2020, que estabeleceu o calendário acadêmico-administrativo para o ano letivo 2020/2021. Continuam vigentes essa resolução e as demais medidas institucionais da UFPE referente às atividades de pesquisa e extensão. Essas atividades estavam com pouca presencialidade, já que tinham caráter voluntário quando o projeto não era adaptado ao formato remoto. As atividades administrativas estavam acontecendo presencialmente, em rodízio de profissionais e em alguns dias, com horários reduzidos e apenas quando eram devidamente justificadas.

Desde o ano passado, a UFPE adotou o trabalho remoto, implantou auxílios para os estudantes e ofertou cursos sobre tecnologias na educação. Nas medidas institucionais vigentes, desde março de 2020, há previsão de empréstimo de computadores e outros bens para servidores, preservação das pessoas dos grupos de risco e abono dos dias de quem tem trabalho que não pode ser remoto. Nas diretrizes institucionais, também há garantia de triagem e testagem para quem trabalha nos nossos serviços essenciais. Para o público externo, a UFPE realizou cerca de 80 mil testes RT PCR para diagnóstico de Covid-19.

INFORMAÇÕES – Outros detalhes relacionados aos Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA) podem ser esclarecidos através dos e-mails diretoria.cav@ufpe.br e secretaria.agreste@ufpe.br. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail combatecovid@ufpe.br.

Data da última modificação: 19/03/2021, 14:09