Destaques Destaques

Voltar

SerAtivo é lançado para a comunidade da UFPE

Programa irá produzir material informativo sobre exercício físico e saúde e realizar o acompanhamento virtual dos que aderirem ao plano de atividades

O Serviço de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida do Hospital das Clínicas da UFPE, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), lança o programa SerAtivo, que busca promover a saúde física e mental dos colaboradores da instituição em isolamento social durante a pandemia da Covid-19, através do incentivo e da prática de exercício físico e saúde. O programa, em parceria com o projeto de extensão Fluir com a Vida, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida da UFPE, irá desenvolver atividades através de materiais informativos, como vídeos e cartilhas, e acompanhamento virtual para aqueles que aderirem ao plano de atividades.

De acordo com o coordenador do SerAtivo, Paulo Roberto Cavalcanti Carvalho, a prática regular do exercício físico é importante para a saúde física e mental. “São inúmeros os benefícios da atividade física. Ele fortalece o sistema imunológico, melhora a qualidade do sono, auxilia no fortalecimento muscular, reduz a dor e o risco de desenvolvimento de uma doença crônica”, destaca ele.

O programa SerAtivo irá atuar em duas frentes: atendimento virtual individualizado dos servidores que participam do projeto e produção de conteúdo (vídeo e cartilha) sobre exercício físico, saúde e bem-estar. “Em relação ao atendimento virtual individualizado, ele funcionará da seguinte forma: um profissional de saúde irá fornecer um programa de exercícios físicos e saúde, monitorando a execução desse plano”, explicou Carvalho.

Para participar, é preciso realizar o cadastro, preenchendo formulário on-line. “Entraremos em contato com as pessoas que se cadastraram via Whatsapp. Iremos agendar dia e horário para iniciarmos o plano de atividades do SerAtivo. Faremos o acompanhamento remoto no qual iremos, semanalmente, orientar e explicar todos os exercícios”, completa Carvalho.

A outra atuação do SerAtivo será por meio da divulgação de vídeos nas redes sociais da UFPE e HC com dicas de exercícios e saúde para serem feitos em casa. No primeiro vídeo da série, são ensinados exercícios de alongamento que devem ser realizados sistematicamente durante intervalos do home office. E, por fim, o programa também vai produzir e publicar uma cartilha com dicas de exercícios físicos e saúde. Ela estará disponível no site da UFPE e do HC.

Data da última modificação: 02/06/2021, 08:43