Destaques Destaques

Proexc lança livro-portfólio com ações desenvolvidas pela UFPE no enfrentamento da Covid-19 em 2020 na plataforma Google Livros

Livro já pode ser adquirido gratuitamente na plataforma

A UFPE, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), está disponibilizando de forma gratuita o livro “Enfrentamento à Covid-19: um portfólio de ações da Proexc em 2020” na plataforma Google Livros. A obra traz um portfólio com amostras de 38 ações desenvolvidas pela universidade organizadas em quatro áreas: Assessoria Técnica e Fabricação de Produtos;Telessaúde e Orientação Profissional; Qualidade de Vida e Assistência Social; e Comunicação Pública e Divulgação Científica. O livro pode ser acessado no Google Livros ou apontando a câmera do seu smartphone para o QR code no card dessa notícia.

Em 2020, foram realizadas mais de 100 ações de extensão relacionadas à Covid-19, com um intenso e importante envolvimento da comunidade acadêmica em interação com a sociedade. Nessas atividades, houve a participação direta de mais de 300 docentes, cerca de 800 alunos e 60 servidores técnico-administrativos, além de voluntários da sociedade em geral e de colegas de outras instituições.

Essas atividades ocorreram sem que as demais ações, não necessariamente vinculadas ao enfrentamento à pandemia, mas fundamentais para o plano da cultura, do ensino, da pesquisa e da extensão fossem interrompidas. Se somarmos o conjunto de ações não relacionadas diretamente ao enfrentamento da Covid-19, foram mais de 860 atividades de extensão e cultura, que atenderam a mais de 1 milhão de pessoas, em 2020.

“Devido à continuidade da pandemia, a maioria dos projetos permaneceu com as suas atividades em 2021, continuando com o comprometimento social e o combate à doença e suas múltiplas consequências. Muitas dessas ações possuem caráter de comunicação com a sociedade e, a partir dos diversos canais possíveis de divulgação e realização das ações (rádio, redes sociais, aplicativos, sites etc.), o público-alvo atendido foi mensurado em, aproximadamente, 170 mil pessoas” explicam o pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Naouar, e o então Diretor de Extensão, Filipe Souza, na apresentação da obra.

Proexc

cgei.proexc@ufpe.br