Destaques Destaques

Voltar

Pernambuco promove debates sobre futuro, ciência e natureza para marcar Dia Mundial do Meio Ambiente

Professores da UFPE participam da programação, que será realizada por meio de transmissões on-line de hoje (1º) a 12 deste mês

Da assessoria da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas)

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e da Agência CPRH, promove, de hoje (1º) até o dia 12 deste mês, uma série de debates e de atividades culturais on-line gratuitas e abertas ao público, como forma de marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. As lives contam com a participação de ambientalistas conhecidos nacionalmente, pesquisadores de várias universidades e gestores públicos. Entre eles, estão confirmados Mario Mantovani (SOS Mata Atlântica), Caio Magri (Instituto Ethos), Tasso Azevedo (MapBiomas e SEEG), José Bertotti (Semas-PE), Djalma Paes (CPRH), Maria do Carmo Sobral (UFPE), Marina Lima (Unicamp) e muitos outros pesquisadores. Os debates serão transmitidos pelo perfil das redes sociais da Semas e da CPRH, simultaneamente no Facebook e no YouTube. Confira a programação. 

Antenados com as causas em evidência no cenário regional, nacional e até internacional, os eventos virtuais trazem temas como biodiversidade e novo modelo de desenvolvimento; governança ambiental; comunidades tradicionais; saneamento e controle epidemiológico da Covid-19; emergência climática e mais. 

“Em 2019, atravessamos a crise do Petróleo de mãos dadas com a ciência e com as universidades, o que foi fundamental para obtermos melhores resultados. A pandemia da Covid-19 nos leva mais uma vez a refletir sobre a relação da sociedade com o meio ambiente. E novamente, o Governo de Pernambuco adota o caminho apontado pela ciência tanto na área de saúde quanto na ambiental. Precisamos travar o debate de temas que nos permitam trilhar rumo a um futuro seguro e melhor, baseado no desenvolvimento sustentável e na preservação da natureza”, frisou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti.

A programação teve início hoje (1°), às 16h, com a live “O Planeta em alerta: a biodiversidade e a necessidade de novo modelo de desenvolvimento”. O encontro teve abertura do secretário de Meio Ambiente, José Bertotti, e mediação de Maurício Guerra, superintendente de biodiversidade da Semas. Para debater o tema, participaram os convidados Mário Mantovani, diretor de políticas públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, com 35 anos de atuação na área ambiental; Gilberto Rodrigues, doutor em ecologia e professor do Departamento de Zoologia da UFPE; Rafael Pereira, especialista em Biologia Animal e doutorando da área de Biodiversidade e Evolução da UFBA, além da diretora de Recursos Florestais e Biodiversidade da CPRH, Janaína Teixeira.

No segundo dia (2), o foco está na gestão ambiental, observando os desafios postos pelo enfraquecimento das plataformas nacionais nessa área. Com o tema “Em tempos de desmonte do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), como fortalecer a governança ambiental?”, o debate tem abertura do presidente da Agência CPRH, Djalma Paes, e participação de Márcia Telles, diretora geral do Inema, da Bahia, além de Carlos Ribeiro, da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), e de Helvio Polito, presidente da Comissão de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/PE. A mediação é de Paulo Henrique Camarotti, diretor de técnico ambiental da CPRH e especialista em conservação integrada urbana e ambiental.

Já as comunidades tradicionais ganham espaço na programação da quarta-feira (3), às 16h. Sob o título as “Políticas, práticas sustentáveis e vulnerabilidades no contexto das comunidades tradicionais”, o debate traz Inamara Mélo, secretária executiva da Semas, como mediadora. São convidados Thiago Lima, presidente do Conselho Estadual de Educação Indígena e professor da UFPE, com especialização em culturas e histórias dos povos indígenas; Marina Lima, doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, com atuação agroecologia e populações tradicionais, além do indigenista e integrante do CIMI-NE, José Karajá, que trabalha com os povos indígenas do Brasil desde os anos de 1980.

A pandemia da Covid-19 também é abordada no contexto do Saneamento, no debate da quinta-feira (4), às 16h. O tema da live é “A importância de Programas Estruturadores de Saneamento para a Qualidade Ambiental e o monitoramento Epidemiológico da Covid-19”. Com mediação de Eduardo Elvino, diretor de Fontes Poluidoras da CPRH, os especialistas e gestores abordarão as principais ações do estado e a contribuição da academia nos projetos e pesquisas desenvolvidos. Participam do evento virtual: Maria do Carmo Sobral e Sávia Gavazza, ambas professoras da UFPE; Luís Henrique Oliveira e Flávio Cavalcante, da Compesa, além de Wilson Bombo, da BRK Ambiental.

5 DE JUNHO – No Dia Mundial do Meio Ambiente, a agenda de debates ganha mais corpo. Numa ação conjunta com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), será realizado o webinar “Estratégias dos Estados Brasileiros na Agenda do Clima”. O debate envolverá representantes de órgãos ambientais de todos os estados do país, associados a entidade. Já à tarde, haverá uma live nas redes da Semas e da CPRH, com o tema: “A emergência climática e as políticas ambientais em tempos de crise”. Mediado pelo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, o debate terá como convidados especiais Caio Magri, diretor presidente do Instituto Ethos; Tasso Azevedo, coordenador-geral do MapBiomas e do SEEG/Observatório do Clima, além de Cida Pedrosa, ambientalista e ex-secretária de Meio Ambiente do Recife, responsável pela revitalização do Jardim Botânico.

CULTURA E MEIO AMBIENTE – A Semas e CPRH também prepararam uma programação cultural, que acontece de hoje (1º) a sábado (6). Pelo perfil do Facebook e do YouTube das instituições, o público poderá conferir o “Cine Unidades de Conservação: Mata da Pimenteira – Coração da Caatinga (dia 1). Já pelo Instagram da Semas-PE, vai rolar as poesias da escritora e ambientalista Cida Pedrosa, no “Récita para a Natureza”, dia 2, às 17h30. 

Haverá também a apresentação do “Coco da Esperança”, com Mãe Beth de Oxum, além da contação de história cheia de conhecimento ambiental, no especial “A saga do Zé do Cano contra o coronavírus”, com Mariane Bigio. Na sexta-feira, o músico Marcello Rangel, apresenta o seu disco “Quanto mais eu vou, eu fico”. Encerrando a programação cultural, no sábado (6), acontecerá o lançamento do livro virtual Versos para o Reverso e a apresentação do vídeo com a contação de história “Herói de Sete Cores”.

SEGUNDA SEMANA – A programação se estende até o dia 12, com debates abordando temas como Conciliação do desenvolvimento econômico e a proteção ambiental; Rios urbanos; Criador legalizado; e a importância dos zoológicos e centros de triagem. Entre os convidados, estão Walber Santana (UFRPE), Alberto Belo Esteves Filho (IFPE), Carlos André Cavalcanti (Suape), Joice Brito (CPRH), Paloma Bosso (Parque das Aves) e Paula Falbo (Parque de Dois Irmãos).

Data da última modificação: 01/06/2020, 18:23