Destaques Destaques

Nupit-UFPE chega à marca dos 40 mil exames para diagnóstico da Covid pelo método RT-qPCR

Coordenadora das ações avalia atividades e ressalta aprendizados para o grupo de pesquisa

O Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino da UFPE (Nupit) atingiu a marca dos 40 mil testes do tipo RT-qPCR realizados. Em 24 semanas de atividades, segundo a professora Maira Galdino da Rocha Pitta, do Departamento de Bioquímica, coordenadora das ações, o destaque nesse período foi a implantação de um sistema de controle de qualidade, por profissionais doutores, a fim de adequar todo o processo às recomendações da Anvisa e do Laboratório Central (Lacen). ”Nesta trajetória, são incontáveis os aprendizados relacionados à rastreabilidade de amostras e dados, à adequada de conduta frente às inconformidades e à contínua verificação e otimização de procedimentos experimentais, bem como o avanço na gestão de pessoas”, relata.

Com amostras provenientes da cidade do Recife, de 127 municípios do interior do Estado de Pernambuco, do Hospital das Clínicas da UFPE, de estudantes e servidores do Campus Recife da UFPE e dos integrantes da equipe interna do Nupit-SG/UFPE, estes como parte do protocolo de segurança, 8.962 casos testaram positivo para o novo coronavírus (23.58%), enquanto 28.879 casos foram negativos (76%). Houve, ainda, 156 resultados inconclusivos (0.41%), a maioria dos quais foram de amostras recebidas com apenas um swab (haste). E, as coletas que não apresentam bom desempenho (3.2%), segundo o protocolo padrão, são conduzidas para repetição da extração e da amplificação (RT-PCR).

Para Maira Rocha Pitta, o comportamento peculiar da pandemia do novo coronavírus não permite, no momento, fazer projeções de continuidade do serviço. E explica-se: “Uma vez que a demanda para a realização dos testes diagnósticos depende do número de casos, e estes, por sua vez, tanto podem entrar em declínio, estagnar ou aumentar – em prováveis casos de reinfecção ou numa segunda onda de infecção –, além da influência de medidas socioeconômicas, para as quais não há o que se prever”.

Ao fazer um balanço positivo do processo, a coordenadora declara: “A experiência do Nupit-UFPE, que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica (PPGIT) da UFPE, reforça a importância do investimento na pesquisa e desenvolvimento como fortalecedores cruciais das universidades e por consequência das suas ações em prol da formação humana e do avanço da nação.”

Professora Maira Galdino da Rocha Pitta

maira.pitta@ufpe.br