Destaques Destaques

Núcleo de Acessibilidade (Nace) publica guia para o Calendário Acadêmico Suplementar 2020.3

O material conta com duas versões: colorida e em preto e branco, para contraste na leitura acessível

Está no ar o Guia do Núcleo de Acessibilidade (Nace) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para o Calendário Acadêmico Suplementar 2020.3, voltado para o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O objetivo é oferecer suporte à comunidade acadêmica sobre acessibilidade e inclusão educacional durante o período dos Estudos Continuados Emergenciais (ECE), que terão atividades didáticas síncronas e assíncronas realizadas por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O material conta com duas versões: colorida e em preto e branco, para contraste na leitura acessível.

“Compreendemos os desafios enfrentados por pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas e o quanto eles foram potencializados neste momento de pandemia. Sabemos das lutas por acesso no âmbito educacional e da expectativa por um retorno às aulas que respeitasse as condições das pessoas e a situação de emergência pública que estamos vivenciando”, destaca o documento, que enfatiza a importância da atualização dos dados cadastrais dos alunos no Siga para o atendimento de cada necessidade específica.

O guia tem por finalidade subsidiar a criação de conteúdos digitais acessíveis, que permitam o conforto e a autonomia do discente com deficiência ou necessidade específica no ambiente virtual. No entanto, o documento ressalta que é muito importante também a aproximação e troca de informações com o discente durante o processo de ensino e aprendizagem para monitorar, avaliar e/ou (re)adequar as estratégias e adaptações de forma que contemplem suas necessidades.

“A elaboração desse material contou com a participação de profissionais que atuam e pesquisam as questões da inclusão e acessibilidade. O enfoque do guia está na orientação atitudinal para promoção da inclusão. Destacamos que o guia dispõe de soluções acessíveis e com audiodescrição nas imagens. Acreditando que estamos vivendo um momento de grande transformação social, este guia nos servirá de orientação para ofertar à comunidade acadêmica da UFPE um caminho mais includente”, explicam o coordenador do Nace, Antonio Carlos Cardoso, e a vice-coordenadora, Irany Silva.

Data da última modificação: 11/08/2020, 17:10