Destaques Destaques

Mestra em Educação pela UFPE é premiada em série de webinars da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Holanda

“Percepções sobre a ciência e o cientista em uma escola do ensino fundamental” foi o tema

As percepções sobre a ciência e o cientista em uma escola do ensino fundamental foram o tema da apresentação da bióloga Cynthia Gomes de Lira, mestra em Educação (PPGEdu) pela UFPE, premiada na série de webinars “Reconectando a ciência e a sociedade”, promovida pela Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Holanda. O webinar foi realizado no último dia 22.

O evento costuma ser realizado na Holanda e voltado para estudantes brasileiros que moram lá, mas esta edição foi feita on-line e aberta a todos os interessados, devido à pandemia da Covid-19. A pesquisa da bióloga foi realizada no período do mestrado e dialoga com sua dissertação, que aborda a concepção da natureza da ciência em materiais de orientação à prática docente.

Orientada pela professora Francimar Martins Teixeira, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Cynthia pediu aos estudantes da escola pública visitada que desenhassem o cientista em seu local de trabalho para aferir a percepção deles e encontrou uma visão equivocada: a maior parte desenhou personagens apenas do sexo masculino e trabalhando em laboratórios, de forma estereotipada.

“A pesquisa é correlata aos estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, do qual faço parte. A repercussão desse estudo fora do Brasil e o reconhecimento de sua importância científica reforça a dimensão coletiva existente na construção de saberes, não apenas aqueles voltados ao ensino de ciências, mas também se estende às mais variadas linhas de pesquisa mantidas pelo PPGEdu”, explica.

Data da última modificação: 28/08/2020, 15:07