Destaques Destaques

Voltar

Livro digital de fotografias “O Recife Que Eu Vi” traz memórias afetivas da capital pernambucana

Publicação é fruto de projeto homônimo cuja proposta é auxiliar pessoas com mais de 60 anos a enfrentarem o isolamento social

Memórias afetivas do Recife narradas e mostradas em fotografias compõem o livro digital “O Recife Que Eu Vi”, da professora Karina Moutinho, do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE. Lançada recentemente e com acesso gratuito, a publicação é fruto de projeto homônimo cuja proposta é auxiliar pessoas com mais de 60 anos a enfrentarem o isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus.

O projeto, coordenado pela docente, nasceu em março de 2020, a partir de uma chamada pública da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PropesqI) da UFPE. A ação, iniciada no perfil do projeto no Instagram, consiste em compartilhar boas memórias, afetos e imagens em rede social. Assim, pessoas com mais de 60 anos foram convidadas a visitarem seus álbuns de família e buscarem uma foto antiga sua na cidade do Recife que representasse um momento afetivamente importante. 

Em seguida, pediu-se que tirassem uma foto da foto e fizessem um áudio com até dois minutos para explicar essa imagem. Áudio e foto foram editados, transformados em vídeo com um minuto e audiodescritos para permitir acessibilidade às pessoas cegas ou com deficiência visual. Na sequência, foi feito o upload do vídeo no perfil do projeto, com adição de legenda e audiodescrição com a hashtag #pratodomundover. 

O perfil tem hoje 54 postagens, sendo 43 histórias contadas por 30 pessoas. São produtos deste projeto um curta-metragem, disponível no YouTube desde julho de 2020, e o recém-lançado livro digital, o qual apresenta fotos antigas feitas no Recife, imagens atuais dos participantes e suas autobiografias.

Conforme explica a professora Karina Moutinho, livro e filme, assim como as postagens no Instagram, têm livre acesso e contam com audiodescrição. Ainda de acordo com a docente, o projeto permite que as pessoas guardem consigo uma forma de enfrentamento da Covid-19 construída com delicadeza e carinho à cidade do Recife.

Mais informações 
Professora Karina Moutinho
ana.mlima@ufpe.br

Data da última modificação: 11/01/2021, 19:32