Destaques Destaques

HC segue no enfrentamento da Covid-19 após um ano do primeiro caso em Pernambuco

Hospital das Clínicas une ensino, pesquisa e assistência ao paciente, além do cuidado com os seus trabalhadores e usuários

Há um ano, em 12 de março de 2020, Pernambuco confirmava os seus dois primeiros casos de Covid-19 (um casal morador do Recife) e entrava no mapa da recém-declarada pandemia - o anúncio da Organização Mundial da Saúde (OMS) havia sido feito no dia anterior. Nestes 365 dias, o Estado confirmou mais de 311 mil casos e mais de 11.250 óbitos provocados pela doença infecciosa. No Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), esse período tem sido desafiador na assistência aos pacientes, na pesquisa científica, nas atividades de ensino e no cuidado com os seus trabalhadores e usuários.

O esforço começou com a participação da superintendência do HC na construção das diretrizes e estratégias para possíveis casos suspeitos de Covid-19 no Estado, em reunião realizada em 31 de janeiro de 2020, ao lado de outros hospitais, entidades e da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Em 27 de fevereiro, o HC é oficialmente incorporado ao Plano de Contingência para Infecção pelo Coronavírus de Pernambuco, como unidade de referência "nível 3" para o atendimento de casos suspeitos.

Em abril, após montar UTI específica para pacientes com a Covid-19, o BloCO VIDa, no térreo, o hospital-escola passou a tratar os pacientes tanto na UTI, quanto na Enfermaria. E, por falar em Enfermaria, a de Doenças Infecciosas Parasitárias (DIP) contou com ampla melhoria da infraestrutura e foi reinaugurada em 7 de julho, proporcionando mais conforto e segurança a pacientes e profissionais.

No total, cerca de 610 pessoas foram ou ainda estão sendo tratadas com sintomas sugestivos ou com o diagnóstico de Covid-19, das quais 427 em 2020 e mais de 180 neste ano – 15 delas vindas de Manaus entre janeiro e fevereiro, como suporte ao sistema público de saúde amazonense, a exemplo de hospitais de outros Estados. Atualmente, doze pacientes de Pernambuco estão sendo atendidos na Enfermaria da DIP e um na UTI.

O chefe do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do HC, Paulo Sérgio Ramos, destaca o perfil mais jovem de pacientes internados no Brasil em 2021 quando comparado com o ano anterior. “Alguns Estados já reportam nas suas estatísticas uma redução de número de casos e óbitos entre idosos, o que deve estar relacionado às vacinas nesta faixa etária. Há também o comportamento mais permissivo e transgressor de pessoas mais jovens, participando de eventos que geram aglomerações”, aponta o médico infectologista.

O superintendente do HC, Luiz Alberto Mattos, salientou o papel do hospital-escola no enfrentamento da pandemia em Pernambuco ao longo deste ano. “O HC pôde reforçar a sua missão de promover assistência à saúde da sociedade e, além disso, contribuir com a prática do ensino a alunos, residentes e profissionais de saúde no desafio de oferecer o melhor de suas habilidades técnicas. O recrudescimento da doença reforça a necessidade de estarmos sempre a postos para o cumprimento de nossa missão”, afirma.

O enfrentamento da Covid-19 acontece também por meio das 58 pesquisas científicas protocoladas no Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) nesse período para estudar os mais diversos aspectos da doença em diversas áreas da Medicina, possibilidades de tratamento e de exames, entre outras abordagens.

Data da última modificação: 11/03/2021, 17:29