Destaques Destaques

HC celebra 41 anos de existência com evento on-line no dia 24

O hospital é uma marca forte na Medicina pernambucana, atendendo milhares de pessoas todos os meses

O Hospital das Clínicas da UFPE completa 41 anos de existência hoje (14) e para celebrar a data vai promover um evento on-line que contará com a exibição de vídeos e uma aula com a professora da UFPE Heloísa Mendonça, com o tema: “O SUS, o HC e a formação em saúde: o que comemorar?”, no próximo dia 24, a partir das 16h30. Em virtude das medidas de distanciamento social necessárias para evitar a propagação do novo coronavírus, o evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da UFPE. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“O Hospital das Clínicas é um patrimônio estratégico para a Universidade Federal de Pernambuco pela dimensão que ocupa na assistência e cuidado à saúde da população pernambucana e até de estados vizinhos, pelo volume de formação acadêmica e pelo volume de pesquisas e de projetos de extensão executados. O HC presta enorme serviço e de grande relevância atuando na melhoria da saúde das pessoas”, explica o reitor da UFPE, Alfredo Gomes.

O HC é uma marca forte na Medicina pernambucana, atendendo milhares de pessoas todos os meses. Composto por grandes profissionais que se destacam em suas áreas e dão o tom de pioneirismo e dedicação, seja no cuidado com a população, seja nas pesquisas e no ensino.

“O HC representa uma instituição que, ao longo dos anos, contribuiu de forma indelével à formação profissional, à assistência integral aos pacientes e à geração e difusão de conhecimento. Nesses 41 anos, agradecemos a todos profissionais que contribuíram e contribuem na construção dessa história, fazendo com que o HC ocupe com destaque seu papel na sociedade”, afirma o superintendente do HC, Luiz Alberto Mattos.

Só para citar exemplos recentes, o HC é o único hospital-escola do Brasil a oferecer Residência Médica em Cirurgia Bariátrica e Metabólica e foi o primeiro hospital-escola no Brasil a implementar um Núcleo de Telessaúde (e-saúde), além de realizar uma série de procedimentos únicos no Norte-Nordeste e raros no País, como a Quimioterapia Intra-Arterial para Retinoblastoma e a cirurgia de introdução de alça arterio-arterial para hemodiálise, entre outros.

No contexto da pandemia de Covid-19, o HC reforçou a rede estadual de enfrentamento da doença e tratou centenas de pessoas ao criar uma UTI específica, além de modernizar a Enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP). O HC possui um moderno parque tecnológico com equipamentos de ponta como o PET-CT, o Angiógrafo, a Ressonância Magnética, entre outros.

HISTÓRIA – A pedra fundamental da construção do HC-UFPE foi lançada na década de 1950 durante o reitorado do professor Joaquim Amazonas. A sua inauguração ocorreu no dia 14 de setembro de 1979 pelo reitor Paulo Frederico do Rêgo Maciel. Essa iniciativa marcou a transferência dos setores do Pedro II - primeira unidade hospitalar ligada à UFPE – para o HC, na Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife.

A mudança iniciada em 1979 estendeu-se até o começo da década de 1980. No final da década de 1990, o HC passou por sua primeira grande reforma, com obras na Unidade de Terapia Intensiva, Enfermaria de Nefrologia, Bloco Cirúrgico e dois andares (10º e 11º). As reestruturações não param. Anualmente, diversos serviços passam por um processo de modernização para melhor atender ao público.

Em 11 de dezembro de 2013, a Universidade Federal de Pernambuco assinou o contrato de adesão com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal ligada ao Ministério da Educação, que passou a gerir o HC-UFPE, em janeiro de 2014, e a desenvolver o plano de reestruturação, construindo um novo modelo de gestão para reconduzir o HC ao patamar de excelência na assistência, ensino e pesquisa.

Data da última modificação: 14/09/2020, 17:36