Destaques Destaques

Voltar

Grupo de Trabalho (GT) da UFPE sobre Covid-19 realiza segundo encontro para avaliar ações

Reitor destacou a suspensão de todas as atividades acadêmicas como medida importante para conter a propagação do vírus

Ocorreu, na tarde de ontem (16), na Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a segunda reunião do Grupo de Trabalho (GT) de enfrentamento contra a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). A primeira parte do encontro teve mediação do reitor Alfredo Gomes e contou com a participação da secretária-executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Ricarda Samara.

Foto: Bernardo Sampaio

Encontro foi realizado ontem no auditório da Reitoria

Em sua fala, o reitor ressaltou a importância das medidas recentes tomadas pela UFPE com o objetivo de conter a propagação do vírus. “Nosso objetivo foi diminuir o máximo possível a circulação de pessoas na cidade do Recife e no interior, o que foi feito a partir da suspensão de todas as atividades acadêmicas”, disse Alfredo Gomes, lembrando que serviços como o Restaurante Universitário do Campus Recife, Hospital das Clínicas, Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass) e Núcleo de Acessibilidade (Nace) foram mantidos.

A representante da Secretaria estadual de Saúde, Ricarda Samara, ressaltou a transparência do Estado na apresentação dos casos de Covid-19. “Ainda não temos a transmissão comunitária, que tem ocorrido no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nossos esforços estão sendo feitos para que a chegada da infecção ao estado seja mais tranquila. Este é um momento de trabalharmos bastante a conscientização”, disse ela. A transmissão comunitária ocorre quando não é mais possível identificar a fonte de transmissão de pacientes que contraem a doença, o que indica que o vírus já circula entre a população.

Participaram da discussão a superintendente do HC, Sylvia Lemos Hinrichsen, e seu comitê de gerenciamento contra o Covid-19, diretores de Centros de Ciências da Saúde (CCS) e de Ciências Médicas (CCM), além de especialistas da área da saúde, como Farmácia, Medicina, Psicologia e Saúde Coletiva, entre outras. Representantes de pró-reitorias, superintendências e diretorias sistemáticas também acompanharam a agenda convocada.

Em um segundo momento do encontro, sob a condução do vice-reitor Moacyr Araújo, os participantes seguiram as discussões a respeito dos encaminhamentos a serem apresentadas no próximo encontro do GT, amanhã (18), no prédio da Sudene. Um encontro envolvendo os serviços de atendimento à saúde na UFPE será organizado, especialmente no tocante à relação com o HC e à rede pública de assistência.

O Grupo de Trabalho (GT) é constituído por representantes da área acadêmica e administrativa da UFPE, profissionais da área da Saúde e servidores do Hospital das Clínicas. O GT tem como missão subsidiar e acompanhar a administração no enfrentamento ao potencial de contágio da doença e na adoção de medidas de prevenção junto à comunidade universitária e sociedade de maneira geral.

Data da última modificação: 03/04/2020, 17:50