Destaques Destaques

Voltar

Estudante: fique por dentro de tudo na volta às aulas 100% presenciais do ano letivo 2022

Este será o primeiro semestre totalmente presencial desde o início da pandemia de covid-19

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inicia hoje as aulas do semestre letivo 2022.1 de todos os cursos de graduação (presenciais e EAD). Este será o primeiro semestre 100% presencial, para os estudantes desta modalidade, desde o início da pandemia da Covid-19. As aulas vão até 29 de outubro e os exames finais, até 9 de novembro. Confira o calendário acadêmico e veja abaixo algumas orientações importantes. 
 
MANUAL DO ESTUDANTE – O Manual do Estudante traz diversas informações voltadas ao acolhimento na instituição, informando, por exemplo, como fazer o e-mail institucional, o ID UFPE e acesso ao Siga. Há também dicas sobre acessibilidade, Diretoria LGBT, saúde do estudante, acolhimento psicológico e ouvidoria, entre outros temas. A página traz ainda contatos para quem precisar entrar em contato com setores da UFPE. 
 
VIDA ACADÊMICA – A seção Vida Acadêmica do site da UFPE traz fluxos e documentos que podem ser acessados no decorrer da graduação, tais como formulários e requerimentos, informações sobre matrícula, disciplinas isoladas, carteira de estudante, emissão de comprovantes, uso do nome social, histórico escolar, colação de grau e diplomação. 
 
PROAES – Estudantes em situação de vulnerabilidade social podem contar com a Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes), que tem o objetivo de promover a igualdade de oportunidades aos alunos da UFPE. Os interessados devem ficar atentos aos editais das ações e programas de inclusão social que buscam assegurar a permanência dos alunos na Universidade. 
 
NOTÍCIAS – Para ficar informado sobre as novidades da UFPE, a Assessoria de Comunicação (Ascom) conta com diversos canais: agência de notícias, boletim de notícias (veja como assinar a newsletter diária no site da agência), redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin), vídeos no YouTube (Ascom UFPE) e podcasts Notícias do Campus (notícias rápidas) e Conexão UFPE (conversas sobre variados temas com professores e pesquisadores).
 
CIRCULAR – O serviço de transporte por ônibus gratuito é disponibilizado aos discentes e servidores da Universidade e faz o deslocamento interno no Campus Recife. São duas linhas: Circular UFPE Casa Feminina e Circular UFPE Polidoro. Confira os mapas dos itinerários e os horários de cada linha. A UFPE está trabalhando para ampliar o quantitativo de 10 motoristas, contratados em regime emergencial em função da covid-19, para 30. Com isso, haverá ampliação na oferta de horários
 
BIBLIOTECA – Com o retorno da integralidade das atividades presenciais na UFPE, as bibliotecas do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) voltam a funcionar em horário normal a partir de hoje (27). Os salões de leitura, sala de estudo em grupo e cabines individuais estarão liberados para uso nos turnos da manhã, tarde e noite e os empréstimos e devoluções poderão ser feitos sem agendamento. Os estudantes calouros já estão automaticamente cadastrados na biblioteca, sendo necessária apenas a criação de uma senha, que pode ser feita na biblioteca de seu centro. Saiba mais detalhes
 
RESTAURANTE – O Restaurante Universitário está passando por obras de ampliação, requalificação e acessibilidade, que tiveram início em janeiro e têm previsão de conclusão para este segundo semestre de 2022. O objetivo é requalificar a cozinha e ampliar o restaurante em mais 350 lugares, a fim de proporcionar aos estudantes mais conforto no horário de maior fluxo. Saiba mais. 
Data da última modificação: 27/06/2022, 18:55