Destaques Destaques

Colégio de Aplicação reinicia volta às aulas, de forma remota, da turma da 3ª série do Ensino Médio

Estudantes de licenciatura também podem procurar o CAp para realizar estágios remotos durante o período da pandemia

O Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) retomou as aulas da 3ª série do Ensino Médio hoje (17), de forma remota, devido ao contexto da pandemia da Covid-19. O grupo de 60 alunos terá atividades síncronas pela manhã e assíncronas à tarde para compensação das atividades. A turma foi escolhida para iniciar porque todos contam com acesso a internet de qualidade para assistir às aulas.

As outras turmas terão início quando todos os estudantes que precisarem obtiverem acesso digital. Para os estudantes que necessitem de suporte para a participação nas atividades pedagógicas obrigatórias remotas, as inscrições para o edital de inclusão digital estão abertas até quarta-feira (19). O resultado será divulgado na quinta-feira (20). Os interessados devem se inscrever por meio de formulário eletrônico.

A inclusão digital ocorrerá através da oferta de plano de dados móveis, bem como pela oferta em comodato (empréstimo temporário) de equipamentos eletrônicos disponibilizados pela UFPE. A família do estudante deverá avaliar as condições atuais de acesso digital e optar pela solicitação de oferta de dados móveis, ou de equipamento eletrônico, ou de ambos. A inscrição só poderá ser feita por um dos responsáveis.

Os critérios de seleção serão menor renda; ingressantes pela Reserva de Vagas (neste caso, apenas os estudantes do Ensino Fundamental terão este critério avaliado); ingressantes pela Ampla Concorrência, com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio; e demais estudantes que declararem e/ou justificarem a necessidade de suporte digital para a participação nas atividades pedagógicas remotas.

CARTILHA – O CAp lançou uma cartilha com orientações gerais para o estudo remoto para estudantes e família, disponível em seu site. “Temos buscado desenvolver uma proposta de ação educativa que considere um olhar específico quanto às possibilidades de formas de construção do conhecimento, que promova o desenvolvimento biopsicossocial e o bem-estar integral dos estudantes”, afirma o documento.

O material traz informações sobre atividades pedagógicas síncronas e assíncronas, canais de interação, horário e calendários, além de orientações sobre como realizar o estudo remoto de forma efetiva, organizando a rotina de estudos e elaborando um cronograma. Também traz dicas para cuidar do corpo e da mente e boas práticas no ambiente virtual, além de outras informações importantes.

O vice-diretor do CAp, professor Danilo Leandro, destaca que o colégio continua disponível para estágios de estudantes das licenciaturas, que também devem consultar a cartilha para se informar sobre como proceder. “O estágio vai acontecer dentro do que é possível nesse contexto”, explica. De acordo com o docente, a cartilha foi elaborada pensando nas especificidades da educação básica.

Data da última modificação: 17/08/2020, 17:28