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Esclarecimentos sobre o funcionamento da Proacad

A interação/comunicação poderá ser realizada através dos canais institucionais indicados abaixo

A Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad), com o objetivo de contribuir com as medidas de combate à propagação do Covid-9 e conforme anunciado em nota da Reitoria divulgada ontem (16), informa que todas as suas atividades administrativas presenciais estão suspensas no período de ontem (16) a 31 deste mês. Durante este período, as atividades essenciais, de competência da Proacad, serão realizadas de forma remota a fim de atender às demandas da comunidade acadêmica. 

Nesse sentido, a comunicação com os estudantes, técnicos e técnicas, docentes, coordenadores de curso, chefes de departamentos e diretores poderá ser realizada através dos canais institucionais dispostos a seguir: 

DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA

COORDENAÇÃO

MACROPROCESSOS

E-MAIL

Coord. Ingresso.

Sisu; PEC-G; TI; TE; e Demais Processos Seletivos. Retenção; Evasão; Recusa de Matrícula; Egresso

dga.proacad@ufpe.br

 

Coord. Apoio Acadêmico.

Monitoria; Mobilidade Acadêmica Andifes; Apoio a Eventos Internacionais; PET; Pibid; e Residência Pedagógica.

apoioacademico.proacad@ufpe.br

 

Coord. de Formação para o Trabalho.

Convênios de Estágio; Seguro de Estágio Obrigatório; Orientações Sobre Estágio; Integração Ensino/Serviço;

Bolsa de Apoio Acadêmico; Cofiess.

estagio.proacad@ufpe.br

 

formacaoparaotrabalho.proacad@ufpe.br

 

Coord. Controle Acadêmico (Corpo Discente)

Matrícula; Procedimentos de registros acadêmicos; diplomas;

cdiscente.atendimento@ufpe.br

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO

Coord. Curso de Graduação Presencial/a distância.

Projeto Político Pedagógico (PPC); Núcleo Docente Estruturante; Colegiado de Curso; Registro de disciplinas; Equivalência

cgcdde.proacad@ufpe.br

Coord. de Acompanhamento das Atividades Docentes

Planejamento e acompanhamento de Aula de Campo; alocação de vagas de professores substitutos; licença pós-doc, capacitação, avaliação de estágio probatório; Caderneta Eletrônica

dgtd.dde@gmail.com

aulasdecampoufpe@gmail.com

karine.franca@ufpe.br

orquidea.sguimaraes@ufpe.br

Coord. Avaliação de Curso

Enade; Avaliação das Condições de Ensino; Avaliação In Loco;

coordavalufpe@gmail.com

DIRETORIA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL E INFRAESTRUTURA

Coord. Infraestrutura

NIates (CFCH/CAC, CCB e CCSA); EXPO; estrutura dos eventos da Proacad

digi.proacad@ufpe.br

Coord. Financeira

Pagamento de: aula de campo; bolsas de monitoria; bolsas de apoio acadêmico; editais de manutenção e laboratório; edital de auxilio estudantes

financeiro.proacad@gmail.com

 

 

Orientações para as coordenações de curso de graduação (presencial e a distância)
 
Os cursos que estiverem realizando reformas curriculares poderão enviar seus Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) por e-mail para serem analisados. Quaisquer consultas, dúvidas ou questionamentos deverão ser encaminhados ao e-mail da coordenação, cgcdde.proacad@ufpe.br. Cabe à coordenação e à escolaridade dos cursos o atendimento, de forma remota, às atividades administrativas essenciais bem como às demandas dos estudantes a fim de garantir seus direitos. Nesse sentido, sugere-se atendimento por e-mail, emissão/envio de documentos (se possível), acompanhamento de registros no Siga, dentre outras ações. As dúvidas podem ser dirimidas em cgcdde.proacad@ufpe.br;
 
Acompanhamento dos processos dos professores relacionados ao ensino
 
A Coordenação de Acompanhamento das Atividades Docentes (CAAD) acompanhará os processos dos docentes relacionados ao ensino, via Sipac. Estes deverão ser encaminhados, via Sipac, como já é feito regularmente.
 
Será mantido o prazo para a solicitação de alocação de vagas para professores substitutos, conforme calendário previsto no ofício enviado pela CAAD. A manutenção dos prazos deve-se as eleições municipais que impõem certa limitação jurídica nesse tipo de processo. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelos e-mails da CAAD.
 
Requerimento Estudantil à Coordenação de Controle Acadêmico (Corpo Discente)
 
Deverá ser usado o Requerimento Geral que consta no site da Proacad para qualquer solicitação no âmbito do Corpo Discente, o qual deverá ser encaminhado, por e-mail, dga.proacad@ufpe.br e cdiscente.atendimento@ufpe.br;
 
Cancelamento das aulas (presenciais e a distância) e Caderneta Eletrônica 
 
A Administração Central da Universidade suspendeu as atividades acadêmicas, do período de 16 a 31 de março de 2020, em razão da pandemia causada pelo Covid-19. Entenda-se como atividade acadêmica as aulas de graduação e de pós-graduação (presenciais e a distância).
 
O motivo dessa restrição está de acordo com o artigo 24 e 47 da Lei de diretrizes e Bases da Educação, Portaria 19/2009 do CNE, Portaria nº 110, de 5 de abril de 2016, dentre outras legislações. É, portanto, necessário garantir:
 
O cumprimento dos 200 dias letivos e das 800 horas obrigatórias previstas no PPC de cada curso e no Plano de Ensino dos docentes de cada disciplina; 
A forma de reposição das aulas, também, está prevista nessa legislação, não podendo ser alterada a oferta do curso sem ser alterado o seu PPC;
O Trabalho com Educação a Distância demanda formação, preparação e estrutura que não podem ser improvisadas;
As aulas precisam ser ministradas de forma a garantir a acessibilidade e isonomia de estrutura para todos os estudantes acompanharem as atividades realizadas (internet e equipamentos necessários às aulas à distância);
Se houver autorização do Ministério da Educação para essa alteração, seria necessário a UFPE garantir a efetivação de todos os cursos nesta modalidade com base no principio da isonomia. Além disso, há disciplinas de várias naturezas e nem todas se adequam ou estão previstas nos PPCs para funcionarem como Educação à Distância. Nesse sentido, de forma prática, a autorização de funcionamento de alguns cursos nessa modalidade comprometeria a organização universitária, tendo em vista que o calendário acadêmico é único. Ou seja, todos os cursos teriam que esperar a reposição das aulas para entrar em recesso e iniciar novo semestre letivo;
Outras questões relacionadas às bolsas de manutenção da Proaes precisariam ser observadas nesse contexto de calendário acadêmico. 
 
Por essas razões, dentre outras, nenhuma atividade realizada presencialmente ou nos espaços virtuais (Whatsapp, salas de conversação, chats, e-mails ou quaisquer outros meios eletrônicos) será reconhecida como atividade docente de ensino relacionada à carga horária das disciplinas cadastradas no semestre 2020.1.
 
Estas aulas serão repostas e, para isto, o calendário acadêmico sofrerá alterações após o período previsto para a suspensão. Portanto, ainda que esses dias de aula sejam registrados, por alguns docentes, eles serão desconsiderados como dias letivos bem como os registros acadêmicos relacionados a eles.Ne sse sentido, o acesso ao registro na caderneta eletrônica estará fechado, no período de 16 a 31/3/2020, pelo motivo de suspensão dessas aulas. Após o término desse período, o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) irá aprovar as necessárias alterações no calendário acadêmico, prorrogando o prazo para cumprimento para o Ensino Superior, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Em seguida, a caderneta será reaberta para reajuste do Plano de Ensino de acordo com o novo calendário acadêmico.
 
Recusa de Matrícula 
 
Está suspenso o calendário para interposição e análise de recursos contra a recursa de matrícula pelos estudantes bem como as ações das coordenações de curso quanto a este formato de requerimento. Assim que as aulas forem retomadas pela UFPE (presenciais e a distância), será publicado novo prazo para interposição e análise dos recursos. Quaisquer esclarecimentos podem ser obtidos no e-mail dga.proacad@ufpe.br;
 
Estágio Obrigatório e Não obrigatório
 
a) Estágios Obrigatórios 
 
O Estágio Obrigatório está suspenso em todos os cursos da UFPE. São exceções:
 
Estágios obrigatórios realizados em parceria com as Unidades Concedentes e/ou Agentes de Integração: a continuidade desses estágios obrigatórios deverá ser assinalada pela concedente, em consonância com o coordenador de estágio e do curso. A manutenção dessa atividade deve-se a não gerar prejuízo financeiro aos estudantes estagiários. Casos omissos deverão ser tratados individualmente junto a Coordenação de Estágio da Proacad cujo e-mail é este: estagio.proacad@ufpe.br e formacaoparaotrabalho.proacad@ufpe.br 
Internato: Atividades de internato vinculadas aos cursos de Medicina, em Caruaru e Recife, durante 15 dias, podendo ser prorrogado ou suspenso a qualquer momento. 
Estágio dos cursos da Área de Saúde do Centro de Ciências da Saúde (CCS): Fica facultado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e às coordenações dos cursos da área de saúde no Recife, realizar estágios nas unidades de saúde, durante 15 dias, podendo ser prorrogado ou suspenso a qualquer momento. 
Estágio dos cursos da Área de Saúde do centro Acadêmico de Vitória (CAV): Em consonância com a direção deste centro, ficam suspensos os estágios dos cursos da área de saúde tendo em vista a necessidade de uma logística (transporte em ônibus) para a sua realização no Recife, o que não poderá ser operacionalizado na atual conjuntura por questões relacionadas ao contrato dos motoristas. 
 
A execução das atividades de Internato e Estágio nas áreas de saúde ficam condicionadas:
 
Ao uso de EPIs pelos estudantes para proteção;
Cabe a cada Unidade de Saúde garantir os EPIs para os estudantes durante sua permanência no local de atendimento; 
Caso não sejam disponibilizados os EPIs para os estudantes, essas atividades ficam suspensas; 
Caberá a Coordenação de Estágio, de Internato, de Curso e Preceptores o acompanhamento das atividades e o cumprimento da obrigatoriedade do uso dos EPIs; e
A qualquer momento, as atividades de Internato (Medicina) e dos estágios nos cursos da Área de Saúde poderão ser suspensas por estas instâncias ou pela Proacad por não observação dessas recomendações ou por outras questões intercorrentes.
 
b) Estágios Não Obrigatórios 
 
A continuidade dos estágios não obrigatórios deverá ser analisada junto à Concedente e ao Agente de Integração, em consonância com o coordenador de estágio do curso. O coordenador de estágio deverá garantir a assinatura dos termos de compromisso do estágio não obrigatório em tempo hábil a fim de não prejudicar os estudantes. Para isso, recomenda-se determinar dia/horário para que os estudantes possam deixar a documentação que deverá ser assinada pelo coordenador de estágio deverá estabelecido prazo para o seu recebimento. Deve ser garantida, neste período, a orientação remota aos estagiários. A manutenção dessa atividade deve-se a não gerar prejuízo financeiro aos estudantes estagiários. 
 
c) Questões gerais relacionadas aos estágios
 
Para qualquer solicitação sobre o estágio, os estudantes devem encaminhar e-mail às instâncias responsáveis no seu curso (Coordenação de Estágio, de Curso, de Internato ou Preceptorias).
  
Para solicitações à Proacad, deverá ser usado o requerimento geral que consta na página da Proacad, o qual deverá ser encaminhado, por e-mail, estagio.proacad@ufpe.br e formacaoparaotrabalho.proacad@ufpe.br;
 
Monitoria: Os prazos estabelecidos para os processos de Monitoria estão mantidos. Para qualquer solicitação deverá ser usado o requerimento geral que consta na página da Proacad, o qual deverá ser encaminhado, por e-mail, para apoioacademico.proacad@ufpe.br;
 
Bolsas de Apoio Acadêmico: As atividades dos estudantes bolsistas de Apoio Acadêmico estão suspensas até que as atividades presenciais sejam retomadas. O pagamento das referidas bolsas está garantido pela Proacad. As dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail formacaoparaotrabalho.proacad@ufpe.br;
 
Diplomas: Para solicitação de diplomas que tenham a demanda urgente, entrar em contato com a Coordenação de Controle Acadêmico para mais informações sobre os procedimentos necessários. O contato poderá ser feito pelo e-mail cdiscente.atendimento@ufpe.br; e
 
Sisu 2020: Estão suspensas todas as atividades presenciais relacionadas aos estudantes em lista de espera do SISU. Estas atividades serão retomadas após o período de suspensão. As dúvidas poderão ser encaminhadas por e-mail a dga.proacad@ufpe.br. Está mantido o período para interposição de recursos on-line, no site da UFPE através de formulário eletrônico disponível de ontem (16) até as 23h59 de amanhã (18), disponível no hotsite do Sisu UFPE 2020
 
Outras informações
 
De acordo com nota publicada pela UFPE, o período de suspensão das aulas poderá ser alterado de acordo com a dinamicidade da situação.
 
Para quaisquer outras dúvidas, entrar em contato com o gabinete da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos pelo e-mail proacad@ufpe.br 

 

Data da última modificação: 20/03/2020, 18:20