NuDoc realiza vídeo-aulas sobre preservação da Memória

O NuDoc deu início à produção de uma série de vídeos sobre a importância da preservação, com caráter de vídeo-aula. As gravações contam a presença do historiador e professor da UFPE Dênis Bernardes, além de alunos bolsistas do curso de História. O bolsista Luciano Barros e a docente do NuDoc Paula Reis fizeram a produção do programa e contaram com o apoio do Laboratório de Som e Imagem do Departamento de Comunicação.

Utilizando exemplos simples do dia-a-dia, o professor deu uma aula sobre qual a importância da memória, juntamente com a sua orientanda Ângela Nascimento e dos bolsistas Aurélio Britto, Fábio Alves e Juany Diegues. Em sua exposição, Bernardes destacou a importância da criação uma cultura da memória nas sociedades modernas. A sociedade, segundo ele, guarda documentos porque a sua mente não consegue armazenar tudo.

Através de documentos, artefatos e outros, o homem tenta superar a perda das suas memórias. Tais mais ferramentas são relevantes porque possuem um sentido do ponto de vista coletivo como uma máquina de escrever ou um jornal, por exemplo.

De acordo com Bernardes, “o homem não tem fetiche pelo que já passou, mas, recorre ao passado apenas quando está em busca de algo que possui algum sentido para ele e tem ligação com o presente”, explica.

As vídeo-aulas seguintes contemplarão temas como de como a construção da identidade através da memória; o documento visto como registro; como conservar documentos; além de ensinar quais são as melhores formas de higienização de documentos.

Em breve, todas as aulas estarão disponíveis aqui no site. Fique ligado!

foto1
Data da última modificação: 24/10/2017, 10:47