Alunos pesquisam História dos trabalhadores de Pernambuco

Desde a sua fundação em 2005, o NuDoc  conta com alunos do curso de História fazem a transcrições relacionadas com o mundo do trabalho e os trabalhadores, tanto da cidade, como do campo, a partir dos usos da história oral e da memória. “A história oral tem dado inestimável contribuição a esses estudos, cobrindo os mais variados temas em seu interior e lançando luz sobre processos importantes”, destaca a professora Socorro Abreu, coordenadora dos trabalhos.

As tarefas contam com materiais referentes às formas de organização da produção e do trabalho, à vida dos e nos locais de trabalho, às trajetórias ocupacionais, às condições de vida e trabalho dos trabalhadores, bem como as suas formas de associação e mobilização em termos sindicais, políticos e culturais.

Juliana Rocha, estudante de História teve seu primeiro contato com a história oral através de um material sobre o movimento estudantil no período da ditadura militar e agora ela está trabalhando com fontes relacionadas aos trabalhadores da Zona da Mata. “De todas que já tive contato, a entrevista com o Sr. Pedro, um senhor de 89 anos foi a que mais me chamou a atenção pela sua história de luta organizada num movimento dentro da marinha", conta.

Data da última modificação: 24/10/2017, 10:49