Rádios Universitárias

Rádio Universitária FM (99,9 MHz)

A Rádio Universitária FM (99,9 MHz), no ar desde 1979, integra o Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias da Universidade Federal de Pernambuco. É também emissora integrante da Rede Pública de Rádios e associada à Arpub – Associação das Rádios Públicas do Brasil. O sinal da emissora cobre atualmente os 14 municípios da região metropolitana do Recife.

Com o slogan "Nossa Rádio Pública", a Universitária se mantém como importante espaço de difusão da cultura regional, por meio da manutenção da memória do frevo e da sustentação do forró autêntico, além dos espaços para os diversos gêneros da música contemporânea.

A música independente de nossa região encontra as portas abertas e um espaço privilegiado em nossa programação. Artistas dos mais diversos gêneros e estilos têm lugar em nossa seleção musical, todos os dias. A 99,9 também é reconhecida pelo público como uma referência na música instrumental, ao manter edições diárias de programas exclusivamente dedicados a esse gênero musical.

O conteúdo jornalístico é encabeçado por 6 edições diárias do Boletim da Central de Notícias do NTVRU, além de coberturas especiais. Esse conteúdo é construído também com a apoio de parceiros locais, nacionais e internacionais, como a Radioagência Nacional da Empresa Brasil de Comunicação - EBC, as emissoras da Rede Pública de Rádio, a Rádio França Internacional – RFI e Rádio Voz da Rússia.

A emissora também é espaço para a prática profissional de estudantes de Jornalismo e Rádio, TV e Internet da UFPE, com um programa de bolsas orientado pela Assessoria de Comunicação da UFPE e pelo próprio NTVRU.

A Universitária é também um canal consolidado para a veiculação da produção radiofônica independente, e pretende expandir esse acesso com o aperfeiçoamento das práticas da comunicação pública, como a realização de audiências públicas e a instalação do Comitê de Conteúdo com maioria da sociedade.

Tudo isso para fortalecer e ampliar o diálogo da rádio que é há 35 anos é um patrimônio do povo do Recife e região, a rádio que une tradição e modernidade, o respeito à memória e à valorização das expressões artísticas do nosso tempo, a nossa rádio pública.

Clique aqui para ouvir a programação da Rádio Universitária FM - Nossa Rádio Pública.