Destaques Destaques

Voltar

Orquestra Experimental de Frevo da UFPE é destaque na programação de carnaval da TV Universitária

OEF foi criada por estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música

A Orquestra Experimental de Frevo (OEF) da Universidade Federal de Pernambuco é destaque na programação de carnaval da TV Universitária. No sábado de Carnaval (26), às 22h, o grupo apresentará músicas de seu repertório, incluindo composições de seus próprios integrantes e algumas canções clássicas da cultura pernambucana. O programa também contará com imagens de todo o making of da produção, apresentando entrevistas com professores, músicos e técnicos envolvidos na orquestra, além dos bastidores dos ensaios e da apresentação nos estúdios da TVU. Uma segunda exibição ainda acontecerá na terça-feira (1º), às 21h30. Para os que preferirem acompanhar pela Rádio Universitária FM (99.9), a veiculação acontecerá no sábado, às 22h, com reapresentação na terça, às 21h.

A OEF, projeto de extensão criado em 2010, faz parte do Departamento de Música do Centro de Artes e Comunicação (CAC) e tem como meta promover a interação entre estudantes e professores dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música e a sociedade em geral.

“Esse grupo tem um diferencial muito grande porque foi criado por iniciativa dos alunos. É algo que a gente espera que aconteça em um curso de música, que a gente não fique só os professores fazendo propostas de projetos, pensando o que os garotos gostariam de fazer. Mas, mesmo com professor na coordenação, nosso papel é apenas institucional, todo o processo é deles”, explicou a professora Maria Aída Barroso, coordenadora do projeto desde 2014. “A OEF foi criada como um espaço para experimentação de composições dos estudantes. Então, por exemplo, o repertório que a gente está gravando, quase todo, surgiu na própria orquestra”, completou.

Para o fundador, trombonista e regente da Orquestra, Nilsinho Amarante, o grande diferencial do grupo ainda vai mais além. “Lá fora já existem excelentes orquestras, mas o grande lance da gente não é ser mais uma, mas ser uma orquestra dentro da Universidade, para tocar ali dentro, fazer uma turnê pelo campus e com os alunos compondo os seus frevos na grande maioria”, disse. “Pode participar da Orquestra qualquer músico que queira, que esteja à vontade. Não só aluno de licenciatura ou bacharelado, mas mesmo pessoas que não sejam da UFPE. Porque isso é também um curso de extensão, então a gente abrange toda a comunidade”, finalizou.

A produção desse especial é também motivo de celebração dentro da TV Universitária. “O Especial da OEF é a materialização de uma parceria entre o TVU-NTVRU e o Departamento de Música e foi uma retomada das atividades de maior porte nos nossos estúdios, neste período de pandemia. Mobilizou tanto os componentes do grupo quanto um grande número de servidoras e servidores da TVU”, contou Helder Vieira, roteirista, produtor e diretor do programa. Para acompanhar a Orquestra Experimental de Frevo da UFPE, fica ligado na programação especial de carnaval da TVU.

Data da última modificação: 21/02/2022, 18:29