Destaques Destaques

Voltar

Giro Nordeste recebe a chef baiana Lili Almeida

Culinária com afeto e cultura afro-brasileira temperam a atração que vai ao ar na TVU

O “Giro Nordeste” que vai hoje (19), às 20h30, na TVU (canal 11.1), entrevista a chef de cozinha e comunicadora Lili Almeida. Na conversa, a baiana discorre sobre como constrói sua culinária e sobre a cultura afro-brasileira, além de tratar, entre outros assuntos, do uso das redes sociais e do projeto de sua autoria “Aula-tour na Feira de São Joaquim”, em Salvador.

A chef, que também é dona de restaurante, tem nas comidas da própria família a inspiração para receitas cheias de afeto e ancestralidade. De acordo com Lili, “comida é resgate, comida é afeto”. Já a sua entrada no mundo gastronômico se deu por acaso e pelo prazer de servir aos amigos uma comida com tempero particular. “Eu só achei que minha comida estava boa quanto tinha o gosto da comida da minha vó e da minha mãe”, recorda a baiana, que decidiu trocar a carreira na Comunicação pela Gastronomia.

A chef fez questão de frisar a importância da cozinha baiana no mundo das iguarias: “O caruru é um banquete aos orixás, é a comida mais respeitada, é a comida sagrada aqui da Bahia”. Quando questionada sobre a celeuma do camarão, um dos ingredientes típicos dessa culinária, no prato do ator e diretor Wagner Moura na semana passada, ela retrucou: “O que me impressiona nessas pessoas é que elas se incomodam muito mais com um camarão no prato do que com gente catando comida no lixo”.

O “Giro Nordeste” é conduzido por Juraci Santana, da TVE Bahia, e conta com a participação de jornalistas de emissoras públicas de rádio e TV de todo o Nordeste, em um processo de produção de conteúdo regionalizado e compartilhado. Aqui no Estado, a atração é exibida pela TVU e pela TV Pernambuco e, nesta semana, tem o jornalista Josimar Parahyba, da TVU, entre os entrevistadores. O público também pode conferir a produção na internet, no canal da TVE Bahia no YouTube. 

Data da última modificação: 20/11/2021, 10:41