Destaques Destaques

Voltar

“A cura do que não tem cura” é o mote da coreógrafa Deborah Colker no Giro Nordeste de hoje (8)

Reconhecida internacionalmente, a Cia de Dança Deborah Colker está em turnê pelo Brasil com o espetáculo Cura

O programa Giro Nordeste traz hoje (8), às 20h30, para a roda de conversa desta semana, na TVU, a bailarina e coreógrafa Deborah Colker. No bate-papo, ela fala sobre o mais recente trabalho de sua companhia de dança intitulado Cura e o processo de criação. A montagem, já encenada no Recife em novembro do ano passado, tem como ponto de partida a angústia pessoal da dançarina com a doença de seu neto e é repleta de personagens e falas que abordam diversas religiosidades, além da ciência.

Quando questionada sobre a origem do espetáculo, Deborah Colker destaca que Cura é anterior à pandemia e recorda que, em 2017, quando encenava no Recife a montagem anterior “Cão Sem Plumas”, teve insigths de que queria fazer algo abordando a fé, a ciência, as culturas e a busca dos povos pela cura. Mas foi a morte do físico Stephen Hawking, em 2018, que consolidou qual seria o título do espetáculo. Ela relembra que o cientista britânico encontrou a cura do que não tem cura e driblou todos os diagnósticos previstos de sobrevida.

Já sobre os instantes de ausência de som durante a apresentação, Deborah é categórica ao explicar a necessidade desse silenciamento durante a montagem: “A cura demanda silêncio, não é à toa que lugares sagrados muitas vezes se pede por silêncio, lugares de cura, hospitalares, se pede silêncio”. Para a coreógrafa, esse é um momento importante e delicado do espetáculo, em que depois de muita sonoridade vem esse silêncio para só depois voltar a música.

Ao final da entrevista, ela aconselha os amantes da dança que “o corpo é nossa casa, de todos nós e a gente tem que cuidar dele”, mas é enfática ao afirmar que “não existe um corpo ideal para dançar. Isso é uma bobagem. Às vezes, a flexibilidade atrapalha. Um pé chato pode fazer maravilhas. Então, a gente acaba já com o corpo ideal. Quem falou isso tá errado. Todo corpo deve dançar”.

O Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia com a colaboração de jornalistas de emissoras públicas de televisão e rádio de todo o Nordeste. A atração é exibida na TVU (canal 11.1) toda sexta-feira às 20h30 e, nessa edição, o comunicador da UFPE Josimar Parahyba é um dos entrevistadores da bancada virtual.

Data da última modificação: 08/04/2022, 14:30