Destaques Destaques

Voltar

TVU tem programação especial alusiva à Semana da Consciência Negra

A programação se inicia no dia 20 e se estende até 30 deste mês

No dia 20 de novembro se comemora, no Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra, e para celebrar esta data, a TVU vai exibir conteúdos audiovisuais que abordam a cultura, a arte, a religiosidade, as lutas históricas e as conquistas do negro. A programação se inicia no dia 20 e se estende até 30 deste mês.

Durantes os intervalos da programação, haverá breves mensagens gravadas por ativistas e estudiosos da luta antirracismo em Pernambuco, que trazem à luz assuntos como discriminação, preconceito e desigualdade racial, provocações que podem ampliar ainda mais esse importante debate na sociedade.

Serão exibidos vídeos produzidos pelo Projeto de Extensão Música e Arte Afrocentrada do Laberer/UFPE que ensinam a tocar instrumentos musicais de ritmos afro-brasileiros; a videoperformance “És cura, Corpo Quilombo”, executada pelo artista negro Silas Samarky, estudante de Licenciatura em Dança/UFPE; a interpretação cênica de Luan Amim intitulada “Toda a minha vida é feita de papel”, inspirada na vida e obra da escritora negra Carolina Maria de Jesus – o ator é integrante do Laboratório de Aprofundamento Cênico - LAC, da Escola Municipal de Arte João Pernambuco.

Também estão na programação o minidocumentário “Retratos sem Retoques - A África na UFPE” (2015) que é um registro das histórias de vida e motivações que levaram estudantes de diversos países africanos à UFPE, com questões como o racismo e a construção do imaginário brasileiro sobre África problematizadas no vídeo, concebido pela professora Auxiliadora Martins da Silva, da UFPE, sob a direção de Leandro Wagner e Edmilton Hora.

Já o documentário “Babá Paulo Braz - Conexão Ifê” (2014), produzido pela TVU, com direção de Gustavo H. Almeida, terá duas exibições, uma na quarta (24) e a outra na sexta (26), sempre às 15h30. O filme apresenta um exemplo da preservação da cultura africana, a partir do registro da viagem ao berço sagrado do Iorubá – as cidades de Ilé-Ifé e Oyó, na Nigéria – feita pelo pernambucano Paulo Braz.

Acompanhe a programação da TVU no canal 11.1 ou nas redes sociais da emissora pública.

Data da última modificação: 19/11/2021, 14:13