Destaques Destaques

Voltar

TVU entra no grupo de emissoras que vai transmitir aulas para a Rede Estadual de Ensino

Emissora ligada à UFPE irá retransmitir as aulas no período da manhã a partir da próxima segunda (13)

Com informações da assessoria da SEE

Em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes do Estado, a TVU, canal 11.1, as emissoras da Assembleia Legislativa (TV Alepe), a TVPE e a TV Nova vão transmitir ao vivo aulas para estudantes da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa é fruto do projeto Educa-PE, ação pedagógica para reduzir o impacto da suspensão das atividades escolares em função do isolamento social devido à pandemia da Covid-19 e conta como apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Os conteúdos programáticos, que já vinham sendo veiculados no YouTube, abrangem aulas para os estudantes do Ensino Médio e de parte do Ensino Fundamental.

Foto: Divulgação

Reitor e diretor da TVU ladeiam o secretário de Educação

Para os estudantes do Ensino Médio, o conteúdo será transmitido de segunda a sexta-feira das 13h às 17h na TVPE, TV Alepe e YouTube. Para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), as aulas serão disponibilizadas diariamente pela manhã no serviço de streaming. A TVU irá retransmitir as aulas no período da manhã a partir da próxima segunda (13). A TV Nova, por sua vez, irá transmitir as aulas no período da madrugada, das 23h às 2h.

O Educa-PE tem como objetivo dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, a Secretaria de Educação e Esportes mobilizou um time de professores para produção de conteúdo alinhado ao currículo de Pernambuco e transmiti-lo ao vivo, avisando a interação com os estudantes. Importante ressaltar que todo o conteúdo transmitido será disponibilizado no YouTube para revisão dos alunos.

O reitor Alfredo Gomes colocou a instituição à disposição da educação dos jovens e pontuou a necessidade de as instituições públicas se unirem neste momento para propor e providenciar condições para que os estudantes voltem a ter acesso, por meio de EAD e outras tecnologias, ao processo de ensino-aprendizagem. “É uma iniciativa muito relevante e precisamos, portanto, criar alternativas para que isso tenha continuidade", afirmou ele.

O diretor do Núcleo de Rádio e TV Universitárias (NTVRU), Marco Mondaini, espera que o espírito de colaboração perdure para além do período da pandemia. "É importante destacar a importância da soma de esforços no campo da comunicação pública entre a TVPE, a TV Alepe e a TVU. Eu espero que a união que está sendo construída durante esta emergência sanitária seja apenas o início daquilo que pode vir a ser construído depois da pandemia”, destacou.

Segundo o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio, “com o fortalecimento desta ação, todos nós do Governo de Pernambuco estamos dando um passo importante para apoiar os estudantes e a educação do nosso Estado, uma de nossas prioridades”.

Endereço do canal Educa-PE: https://www.youtube.com/educape

Sinal digital da TVPE: 46.1 (Recife e RMR), 12.1 (Caruaru) e 13.1 (Petrolina)
Sinal digital da TV Alepe: 28.2
Sinal digital da TVU: 11.1
Sinal digital da TV Nova: 22.1 (Recife), 31.1 (Caruaru), 25.1 (Garanhuns), 25.1 (Arcoverde), 18.1 (Vitória de Santo Antão)

Horários de transmissão:
TVPE e TV Alepe: 13h (1º ano), 14h (2º ano) e 15h (3º ano)
TV Nova: 23h (1º ano), 0h (2º ano) e 1h (3º ano)
TVU (a partir do dia 13 de abril): das 8h às 12h

Data da última modificação: 06/04/2020, 19:06