Destaques Destaques

Voltar

TVU divulga 20º interprograma sobre pernambucanidade de Paulo Freire

O episódio trata sobre a criação do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife, como foi chamada inicialmente a UFPE

O 20º interprograma sobre a pernambucanidade de Paulo Freire chega hoje (26) às telas da TVU, canal 11.1. O episódio trata sobre a criação do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife, como foi chamada inicialmente a UFPE. Paulo Freire criou, nos anos 1960, o SEC, em parceria com o reitor da Universidade, João Alfredo Gonçalves. O SEC foi fruto da vivência de Paulo Freire no Movimento de Cultura Popular do Recife. 

O educador entendia que era dever da Universidade participar da formação popular e de professores. Paulo Freire implantou no Serviço de Extensão Cultural os círculos de cultura nos quais um grupo de alunos se reunia pra discutir a atualidade brasileira. O Serviço de Extensão Cultural também tinha uma rádio e uma revista. Os interprogramas são uma parceria da TVU com a Cátedra Paulo Freire da UFPE e estão sendo produzidos em comemoração ao centenário do educador.

Data da última modificação: 26/08/2021, 19:03