Destaques Destaques

Voltar

TVU tem programação especial sobre o centenário de Paulo Freire

Programas sobre a vida e a obra do pedagogo pernambucano, que é referência internacional em educação, vão ao ar de 17 a 30 deste mês

No dia 19 deste mês, o pernambucano Paulo Freire completaria 100 anos. Patrono da educação brasileira, Freire é o educador mais conhecido de língua portuguesa, tendo-lhe sido concedido o título de Doutor Honoris Causa por mais de 30 universidades do mundo. Para comemorar a data, a TVU, canal 11.1, estará com uma programação especial de 17 a 30 deste mês. 

Para abrir a programação, o Giro Nordeste entrevista a educadora Fátima Freire, filha do pernambucano. Lembrando que o Giro Nordeste é um programa no qual comunicadores de emissoras públicas de todo o Nordeste fazem perguntas a um convidado de destaque nacional. O programa vai ao ar às 20h na TVU.

No sábado (18), às 22h, estreia o documentário inédito “A pernambucanidade de Paulo Freire”, produzido pela TVU em parceria com a Cátedra Paulo Freire da UFPE, que vai contar toda a trajetória do patrono da educação brasileira e as marcas que ele deixou em Pernambuco. A infância, a convivência com os pais, as dificuldades para estudar, o começo da carreira como professor no Colégio Osvaldo Cruz, o trabalho no Sesi, no Movimento de Cultura Popular, na Universidade Federal de Pernambuco.

Na segunda-feira (20), o Opinião Pernambuco exibe o primeiro de uma série de cinco programas que vai tratar sobre Freire. No programa de abertura (20), o doutor em História e Filosofia da Educação pela USP e autor do livro “O educador: um perfil de Paulo Freire”, Sérgio Haddad, fala sobre a biografia do educador. 

Na terça-feira (21), a doutora em Educação Popular Letícia Rameh Barbosa fala sobre o papel de Paulo Freire no Movimento de Cultura Popular. O terceiro programa que vai ao ar na quarta-feira (22) tratará de Paulo Freire e a ditadura, a convidada será a professora Joana Salém Vasconcelos, da Faculdade Cásper Líbero, doutora em História Econômica pela USP, com tese sobre o exílio de Freire no Chile. Na quinta feira e quarto programa, a doutora em Educação e integrante da Cátedra Paulo Freire da UFPE Targélia Albuquerque focará na obra freiriana Pedagogia do Oprimido.

Na sexta-feira (24), em uma edição especial com uma hora de duração (que será exibida às 18h), em cadeia com todos os veículos do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias, a apresentadora Stella Maris Saldanha debate a relevância internacional de Paulo Freire com convidados de três diferentes nacionalidades: a pedagoga e pesquisadora da Cátedra Paulo Freire da Universidad Nacional de Mar del Plata Inés Moujan (Argentina); a professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual da Pennsylvania Rebecca Tarlau (Estados Unidos) e o doutor em Estudos de Política Cultural e Educativa e também professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual da Pennsylvania José Cossa (Moçambique). O Opinião Pernambuco é exibido na TV às 19h40 e às 8h30 nas Rádios Universitária FM 99,9 e na Paulo Freire AM 820 KHz, sempre de segunda a sexta-feira.

Na quarta (22), às 20h30, é a vez do programa Realidades – Direitos Humanos e Cidadania prestar sua homenagem ao pernambucano. O programa entrevista a educadora popular e ativista do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra Flávia Tereza da Silva. O MST nasceu no final dos anos de 1970 e, ao longo do tempo, desenvolveu grande preocupação com a educação tanto infantil quanto a de adultos. Flávia, que atua no setor de educação do MST, em Pernambuco, traz para o Realidades o relato de várias experiências voltadas para a formação humana inspiradas na pedagogia libertadora freiriana, desenvolvidas nas escolas localizadas em assentamentos e acampamentos do movimento.

SEMANA SEGUINTE – “Fonemas da Liberdade” é o nome do documentário produzido pela TVE da Bahia que entra na programação da TVU no sábado (25), às 22h. O filme, que fala sobre o trabalho de alfabetização promovido por Freire, foi integralmente produzido com imagens e entrevistas antigas coletadas por seis cineastas.

Na terça (28), às 18h, em cadeia com todos os veículos do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias, a Rádio Paulo Freire transmite o especial “Paulo Freire, Presente!”. Partindo da ideia de que Freire criou uma pedagogia que ensina não somente a ler, mas a entender as desigualdades, o programa discute como as ideias do educador ainda são úteis para analisar o Brasil de hoje.

E, durante os intervalos da programação, haverá exibição de vários outros conteúdos como o clipe da música “Esperançar por esse chão” que é uma dedicatória a celebração da vida e obra de Paulo Freire, autoria de Edu de Maria em parceria com a cantora Anabela, uma produção do Laboratório Cisco de Campinas/SP; a animação “Um cordel com Paulo Freire” em homenagem à metodologia de Paulo Freire na alfabetização de jovens e adultos produzida pelo Instituto Paulo Freire de São Paulo/SP.

Também será exibida uma entrevista em vídeo realizada pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da UFPE, antes da pandemia de covid-19, com membros da Cátedra Paulo Freire, localizada no Centro de Educação da UFPE desde 2009, como a coordenadora e professora Eliete Santiago e o professor José Batista, que falam da trajetória do educador e da importância de seu trabalho, da experiência de Angicos e do livro “Pedagogia do Oprimido”, uma das principais obras de Paulo Freire.

Data da última modificação: 17/09/2021, 18:49