Destaques Destaques

Voltar

Rádio Universitária FM inaugura estúdio transmídia e celebra 40 anos no ar

Segunda emissora FM a entrar no ar no Recife, a 99.9 FM chega aos 40 anos consolidando experimentações de linguagem em múltiplas plataformas

Neste mês, a Rádio Universitária FM, emissora da UFPE, completa 40 anos no ar e aproveita a data para inaugurar amanhã (3), às 11h30, um novo estúdio equipado para gravar, editar e transmitir conteúdos em múltiplas plataformas, como apresentações musicais ao vivo, programas de debate e entrevistas. O novo estúdio, localizado no prédio do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU) da UFPE, já nasce inserido numa lógica de produção transmídia e assim acompanha a tendência de emissoras de rádio no mundo todo quem vem expandindo seus conteúdos a partir da linguagem radiofônica.

O estúdio transmídia tem 48 m2 e possui sistema de captação e mixagem de áudio ao vivo e dispõe também de câmeras e sistema de iluminação que permite transmitir conteúdos simultaneamente pela rádio em FM, AM, pela TVU e pelas redes sociais da emissora.

Foto: Divulgação

O estúdio possui sistema de captação e mixagem de áudio ao vivo

O novo espaço já vem sendo usado de forma experimental na produção de conteúdos transmídias desde o ano passado, a exemplo de edições especiais ao vivo do programa “Almoço Musical”, que apresenta a música instrumental produzida no estado, e também da série comemorativa Universitária FM apresenta. Na página da rádio no YouTube, é possível assistir também séries especiais gravadas no novo estúdio como “UFPE Autoral”, que traz a produção musical de estudantes da UFPE, “Pareia”, que promove encontros musicais de nomes da cena musical pernambucana, além dos clipes da série “Canjas”, que registram apresentações de artistas que passam pela programação da emissora.

As experimentações da Rádio Universitária na linguagem transmídia começaram em 2016 com o início das transmissões em vídeo dos programas ao vivo gerados dos estúdios da emissora. As experiências conferem uma maior interação com o público ouvinte e reforçam o papel que a emissora desempenha na sociedade com a oferta de informação de interesse público, bem como a preservação e difusão da cultura local.

PODCAST – Dentro do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias, também vem sendo desenvolvida uma plataforma própria que fornece conteúdos da Rádio Universitária FM em formato de podcast. Já estão disponíveis, em caráter de teste, os podcasts da primeira temporada da série Pareia, veiculada na emissora no ano passado.

Mais informações
Rádio Universitária
(81) 3879.5454

produtores.rufm@gmail.com

Data da última modificação: 02/10/2019, 16:11