Destaques Destaques

Voltar

Nilma Lino Gomes é destaque do “Giro Nordeste”

Ex-ministra será entrevistada no programa exibido na TVU, amanhã (7)

A convidada desta semana do programa “Giro Nordeste”, que vai ao ar amanhã (7), às 18h, na TVU (canal 11.1), é Nilma Lino Gomes, ex-ministra das Mulheres, Igualdade Racial e dos Direitos Humanos no governo Dilma Roussef. No jornalístico semanal, ancorado dos estúdios da TVE da Bahia, a professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresenta sua análise sobre o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no Brasil. A atração conta com a participação de entrevistadores de emissoras públicas de rádio e televisão de toda a região e, na bancada de Pernambuco, nesta semana, estará o jornalista Juliano Domingues (TVPE).

Sobre a crise na saúde, Nilma Lino tem defendido, em eventos virtuais e artigos publicados, que o fato de a alta taxa de letalidade recair sobre os pobres e, com maior contundência, sobre as pessoas negras (pretos e pardos), não pode ser percebido como coincidência. “É fruto de uma perversidade histórica e estrutural ativamente produzida que, no contexto de exacerbação do neoliberalismo e da crise sanitária, revela a imbricação entre raça, pobreza, saúde pública e Estado”, pontua.

Exibido sem intervalos, o “Giro Nordeste” é conduzido por Juraci Santana, jornalista da TVE Bahia, que traz ao debate os questionamentos dos jornalistas de cada estado. O programa transmitido pelo pool de emissoras públicas reforça a necessidade de construção de projetos coletivos, que defendam a comunicação pública e revelem a potencialidade da região. 

Além da Bahia, a atração é exibida em Sergipe, Alagoas, no Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (TVU e TVPE), Rio Grande do Norte, Espírito Santo e interior de São Paulo. Também é possível conferir o programa na internet, no canal do YouTube da TVE Bahia. 

Data da última modificação: 06/08/2020, 15:27