Destaques Destaques

Voltar

Maurício Zuma, da Fiocruz, é entrevistado no Giro Nordeste

Produção da vacina contra a Covid-19 é um dos destaques do programa que vai ao ar hoje, na TVU

“Não vai haver vacina para todo mundo, mas as parcerias constituídas no país, por várias instituições, devem garantir uma boa cobertura. Na Fiocruz, é possível que cheguemos a 100 milhões de vacinas contra a Covid-19”. O depoimento é de Maurício Zuma, diretor do Bio-Manguinhos, instituto de vacinas da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e entrevistado da semana no programa Giro Nordeste. A atração vai ao ar hoje (28), às 18h, na TVU (canal 11.1).

No programa ancorado por Juraci Santana, da TVE Bahia, com participação de jornalistas de todos os estados da região, Zuma avalia o trabalho em torno da pesquisa, produção e incorporação da tecnologia da vacina contra o novo coronavírus. A Fiocruz e a empresa AstraZeneca, detentora dos direitos sobre a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, da Inglaterra, estabeleceram uma parceria para produzir a vacina que, por hora, está em fase de testes 2 e 3, e que deve começar a ser fabricada em dezembro. Depois de finalizada, a vacina será encaminhada ao Ministério da Saúde, responsável pela distribuição para todo o país, por meio do Programa Nacional de Imunização. A expectativa do diretor do Instituto Bio-Manguinhos é de que os postos de saúde recebam a vacina em fevereiro de 2021.

Além da Bahia, o programa é exibido em Sergipe, Ceará, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (TVU e TVPE), Rio Grande do Norte, Espírito Santo e interior São Paulo. Quem representa Pernambuco nesta semana, na bancada de entrevistadores, é a jornalista Nataly Queiroz (TVPE). O público também pode acessar o programa no canal do YouTube da TVE Bahia. 

Data da última modificação: 28/08/2020, 16:51