Destaques Destaques

Voltar

Jornalista Maria Clara Angeiras, da TVU, publica artigo sobre a primeira televisão educativa do Brasil

Livro “Bibliografia: História da Mídia e da Imprensa” pode ser baixado gratuitamente no site da Editora Atena

A jornalista Maria Clara Angeiras, produtora e diretora de programas na TVU, da UFPE, acaba de publicar um artigo sobre a implantação da primeira televisão educativa no Brasil no livro “Bibliografia: História da Mídia e da Imprensa”. Organizada por Luciane Pereira da Silva Navarro, a publicação reúne 18 trabalhos e pode ser baixada gratuitamente no site da Editora Atena. 

“Sob a égide da massificação da educação para a formação de recursos humanos capaz de atender às necessidades do desenvolvimento econômico do país, almejado pelo regime militar, a TV Educativa encontrou condições favoráveis para a sua implantação. Nas relações de poder, a política educacional e a regulamentação da radiodifusão como precursores da criação da TV Universitária, Canal 11”, define a autora no resumo do texto.

“A história do pioneirismo da UFPE foi registrada na publicação, que destaca a criação da TVU Recife, canal 11. A contribuição histórica na trajetória da TV do Brasil remonta os desafios para levar a escola além da sala de aula, em um projeto que buscava levar cultura e formação, massivamente”, explica a autora. “Essa publicação nacional consolida a contribuição da UFPE na história da mídia brasileira”, completa.

O artigo “Criação da primeira TV educativa do brasil – A implantação da TV Universitária, canal 11: educação, comunicação e as relações de poder” foi apresentado no grupo temático sobre História da Mídia Audiovisual e Visual do Encontro Nordeste de História da Mídia, evento componente da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), realizado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em agosto de 2016.

PESQUISA – O texto reúne alguns dos achados da dissertação de mestrado de Maria Clara Angeiras, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE e intitulado “Educação e Comunicação – História da Primeira TV Educativa do Brasil, TV Universitária – Recife” e orientada pelo professor Edilson Fernandes de Souza. A pesquisa da jornalista foi lançada em formato de livro pela Editora UFPE em 2018. 

Data da última modificação: 08/09/2020, 15:32